Notícias

Relatos de quem cuida

“Gostaria de agradecer por tudo que passei no HU e a todas as pessoas que me apoiaram”

Publicado em 06/01/2021 14h15 Atualizado em 06/01/2021 14h22

Nasci em Florianópolis, em 31/01/1951 e sou Farmacêutico-Bioquímico na Unidade de Laboratório de Análises Clínicas do HU.  Ingressei na UFSC em 02/07/1976 e comecei trabalhando como Laboratorista, passei para Técnico de Laboratório e em 1980 vim para o HU e prestei a prova para ascensão interna assumindo o cargo de Farmacêutico-Bioquímico no final de 1981.

No início da minha trajetória, em 1976, trabalhei no Hospital Celso Ramos (HCR) que mantinha um convênio com a UFSC. A universidade prestava o serviço de análises clínicas em troca da estrutura física para os estágios de graduação. Quando vim para o HU, o Laboratório ficava ao lado de onde é hoje o Ambulatório de Pediatria; na época tinham os setores de Bioquímica, Hematologia, Imunologia, Microbiologia, Parasitologia, Micologia e Uroanálise, além da Coleta. Trabalhávamos durante o dia e durante o período noturno também, sem muitas folgas, pois éramos em poucos profissionais.

A convivência entre os colegas que montaram o HU era muito boa, formamos uma turma que tinha um vínculo quase que familiar. Éramos muito unidos. Então o tempo passou, o hospital cresceu, vieram mais pessoas, a estrutura aumentou. Em 1998 me aposentei por proporcional e em 2005 entrei com requerimento para reverter minha aposentadoria, mas só teve resultado em 2009.

Quando retornei ao Laboratório do HU foi um choque, pois saí na época em que as análises eram manuais e retornei com a maioria automatizada. Tive de reaprender tudo, mas foi muito bom. Muitos colegas me apoiaram no meu retorno. Tenho ciência da minha responsabilidade e procuro ajudar aos colegas mesmo que tenhamos divergências. O que eu puder fazer para melhorar farei.

Fiquei com medo durante a pandemia, foi uma coisa que apareceu de repente e até o momento não temos a explicação do que ao certo é. Como sou do grupo de risco, fiquei afastado do trabalho por algum tempo, mas depois fui chamado a retornar e estou trabalhando com todos os cuidados. Quem trabalha em um ambiente de saúde deve ter os cuidados adequados não somente com você, mas também com os pacientes e com seu ambiente familiar.

Acho que valorizar o ambiente que você está trabalhando é muito necessário e trazer ideias boas e novidades para contribuir com seu setor é essencial para a evolução do serviço.

Hoje, 30/12/2020, estou me aposentando e pretendo descansar por um tempo. Dar tempo ao tempo. Gostaria de agradecer por tudo que passei no HU e a todas as pessoas que me apoiaram na minha trajetória e desejar um feliz Ano Novo e que 2021 seja um ano promissor para todos.

 

Carlos Alberto Silva Silva

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents