Notícias

Complexo HC inicia IV Congresso dos Programas de Residência

O evento está ocorrendo, pela primeira vez, de forma totalmente online
Publicado em 09/02/2021 17h14 Atualizado em 09/02/2021 17h19

Iniciou nesta manhã, a quarta edição do Congresso dos Programas de Residência do CHC-UFPR. Em virtude da pandemia, o evento está sendo realizado de forma totalmente online. As palestras e apresentações de trabalhos são transmitidas ao vivo por meio de uma plataforma digital de videoconferências.

O objetivo do evento é divulgar os trabalhos de conclusão dos residentes integrantes dos diferentes Programas de Residência do Complexo Hospital de Clínicas, bem como propiciar um momento privilegiado de troca de experiências entre professores, residentes, profissionais da instituição e alunos de graduação.

Durante a cerimônia de abertura, o Gerente de Ensino e Pesquisa do CHC, Rosires Pereira de Andrade, destacou a importância da realização de pesquisas na área da saúde, ressaltando os vários trabalhos que foram desenvolvidos no CHC para o combate à pandemia de Covid-19 bem como a atuação dos residentes no desenvolvimento de estudos científicos.

“Os residentes que aqui entram são formados e capacitados para bem exercer as suas profissões. Temos certeza de que o CHC colabora intensamente para a melhoria da saúde pública do país”, afirmou Rosires.

A Superintendente do Complexo HC, Claudete Reggiane, destacou que apesar de não haver a obrigatoriedade de realização de pesquisas científicas pelos residentes durante sua capacitação, é muito importante que o profissional de saúde tenha condições de avaliar pesquisas e por isso deve ter conhecimento sobre o desenvolvimento de trabalhos científicos. “Esse congresso mostra a importância que nós damos para uma formação com ciência”. A superintendente também agradeceu e parabenizou os residentes por seu trabalho e dedicação nos ambulatórios e unidades de terapia intensiva do CHC no combate à pandemia de Covid-19.

O Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFPR, Francisco de Assis Mendonça, que representou o Reitor da universidade, Ricardo Marcelo Fonseca, destacou que os residentes médicos e multiprofissionais estão vivendo um desafio histórico para a humanidade, tendo que “ vestir-se de coragem a cada dia para enfrentar esse vírus”.

“É preciso enfrentar com garra, firmeza e sobretudo com ciência esse mal que aflige a todos. Vocês, profissionais de saúde, estão à frente desse grande exército de luta em prol da vida”, reforçou o Pró-reitor.

Ainda pela manhã, ocorreu a palestra magna de abertura com o tema “Mudanças para os profissionais de saúde em um mundo pós pandemia”, proferida pelo médico e professor Rogério Fraga, do Setor de Ciências da Saúde e Departamento de Cirurgia da UFPR.