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Projeto desenvolvido por enfermeira do CHC-UFPR/Ebserh é premiado no maior evento de enfermagem da América Latina
A partir de sua vivência como enfermeira de ligação do Serviço de Gestão de Altas do CHC-UFPR/Ebserh, a enfermeira Valéria Gallo verificou que havia a necessidade de ser feito um trabalho que permitisse a continuidade do cuidado, pela atenção primária, após a alta hospitalar dos pacientes.
Ao ingressar no mestrado profissional em enfermagem da UFPR, Valéria investiu nesse tema e, junto com professoras orientadoras, realizou um projeto que culminou na realização de um curso destinado, especialmente, aos profissionais de enfermagem da atenção primária para qualificá-los nesse processo de continuidade do cuidado.
Na última quinta-feira, durante o 23º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), parte do projeto desenvolvido para construir o curso (a matriz de design instrucional para MOOC de continuidade do cuidado para enfermeiros) foi premiado em primeiro lugar no eixo temático “Políticas Públicas, Educação e Gestão”. Junto a esse, outros dois eixos temáticos contemplaram os 1.125 trabalhos inscritos no evento, que é o maior da área na América Latina.
Matriz de design instrucional para MOOC de continuidade do cuidado para enfermeiros: criação e validação
“A criação e validação da matriz de design instrucional para MOOC de continuidade do cuidado para enfermeiros” foi o trabalho premiado no evento.
MOOC (Massive Open Online Course) é um tipo de curso aberto oferecido por meio de ambientes virtuais de aprendizagem com o objetivo de ofertar conhecimentos a um grande número de alunos. Porém, para chegar até a construção do MOOC foi necessário passar por várias etapas.
A criação e validação de uma matriz de design instrucional foi uma delas. Essa matriz, foi feita a partir de estudos prévios de revisão integrativa de literatura e pesquisa de campo com enfermeiros que atuam na atenção primária de saúde, que possibilitou a seleção e organização dos tópicos de conteúdos para o MOOC. Foram definidos para compor a matriz de design instrucional: os objetivos de aprendizagem do curso e dos módulos integrantes; papéis dos envolvidos; mapeamento e sequência das atividades; estratégias e conteúdo; duração; seleção de mídias e ferramentas a serem adotadas; e avaliação.
“O curso está em processo de finalização e deve ser lançado ainda em outubro, para acesso gratuito, no ambiente virtual da UFPR”, explica Valéria.