Notícias

Ensino

Alunos no Hucam sentem-se seguros e favoráveis ao retorno das atividades presenciais

Enquete realizada entre estudantes de oito cursos de graduação com aulas práticas e estágio no hospital evidencia sucesso do modelo de Inserção Segura na pandemia de covid-19
Publicado em 06/07/2021 13h54 Atualizado em 07/07/2021 10h50
professor mill palestra.png

Professor José Geraldo Mill palestra para estudantes do Hucam, dentro do projeto Inserção Segura, em auditório da Ufes

A maioria dos alunos de graduação que faz atividades curriculares no Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes), da Universidade Federal do Espírito Santo, sente-se segura e é a favor do retorno das aulas presenciais nas dependências do Hucam.

A evidência foi alcançada com os estudantes que participaram do treinamento do projeto Inserção Segura, no semestre letivo 2021/01. A enquete foi respondida entre 18 de maio a 28 de junho por 315 discentes, matriculados entre o terceiro e o décimo período, dos oito cursos do Centro de Ciências da Saúde da Ufes que realizam aulas práticas e estágios curriculares no hospital.

Inserção Segura

O acolhimento aos estudantes no Hucam ocorre todos os semestres e serve para promover a integração ensino-serviço, propiciar aproximação com a equipe assistencial e a realidade vivenciada no hospital, além de contribuir com a inserção e permanência nos campos de estágio.

Com o desafio imposto pela pandemia da covid-19, o Setor de Gestão de Ensino, da Gerência de Ensino e Pesquisa do Hucam, hospital integrante da rede Ebserh, teve a oportunidade de criar um modelo de Inserção Segura do Estudantes, seguindo protocolos preconizados pelas autoridades sanitárias.

O modelo é dividido em quatro fases e pode ser sintetizado da seguinte forma:

Notificação à Gerencia de Ensino e Pesquisa do início do estágio no Hucam

Organização do treinamento para inserção segura

Disponibilização de conteúdo virtual 

Acompanhamento do estudante no Hucam

 

O Setor de Gestão do Ensino é quem planeja, organiza, monitora e avalia o treinamento, que é desenvolvido por meio da parceria entre as três Gerências do Hucam: Administrativa, Atenção à Saúde e de Ensino e Pesquisa. O acompanhamento do estudante no Hucam compreende o itinerário, atividade acadêmica, notificações de suspeita, testagem, vacinação, enquete, entre outras ações que auxiliam a gestão do ensino.

 "Na análise dos dados fornecidos pelos estudantes, observamos que a maioria dos nossos estudantes tem interesse em manter suas atividades curriculares e itinerário acadêmico e que se sentem seguros com o modelo proposto pelo hospital. O treinamento se mostra exitoso quando observamos que além da segurança percebida, obtivemos número reduzido de casos covid-19 entre os alunos, apesar de ainda vivenciarmos número reduzido de vacinação no esquema completo", afirma o gerente de Ensino e Pesquisa do Hucam-Ufes, professor José Geraldo Mill.

A enquete

Confira abaixo os principais resultados da enquete:

Você é favorável ao retorno das aulas presenciais no Hucam neste momento?

7.png

Você se sente seguro (a) neste momento em ter aulas presenciais no Hucam?

4.png

Quando você teve sintoma, foi feito algum teste para detecção de covid-19?

6.png

Marque os testes que deram positivo (marcar mais de um, se necessário).

2.png

Você já foi vacinado contra o coronavírus?

1.png

Qual(ais) doses você tomou?

5.png

Qual seu curso de graduação?

3.png

Leia mais em: Alunos ingressam no Hucam em novo modelo de gestão: a inserção segura 

 

Educação e Pesquisa