Notícias

AVALIAÇÃO

Pesquisa de Satisfação mostra que 84% dos residentes do HUAP estão satisfeitos com o conhecimento adquirido

Pesquisa foi realizada no final de 2020 e resultado foi apresentado na última semana
Publicado em 23/03/2021 13h27
Pesquisa residentes 2

Pesquisa de Satisfação mostra que 84% dos residentes do HUAP estão satisfeitos com o conhecimento adquirido

Um diagnóstico sobre a percepção dos alunos dos programas de residência médica e multiprofissional mostrou que, mesmo durante a pandemia de Covid-19 em 2020, 84% dos entrevistados estão satisfeitos ou muito satisfeitos com o conhecimento adquirido na assistência prestada aos pacientes atendidos no Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP). Esse e outros resultados da Pesquisa de Satisfação dos Residentes (PSR) foram apresentados, na última semana, aos Conselhos de Administração e Fiscal da Ebserh/MEC.

A pesquisa foi aplicada no final do ano passado pela Ouvidoria-geral da Rede Ebserh, em parceria com a Gerência de Ensino e Pesquisa e com a Ouvidoria do HUAP. Foi o segundo ano de realização e o objetivo foi avaliar a unidade como campo de prática a partir da percepção dos alunos dos programas de residência médica e multiprofissional. Participaram 152 residentes do hospital, aproximadamente 64% do total de matriculados.

A pesquisa avaliou diversos itens, divididos em três grandes blocos: infraestrutura, serviço ofertado e formação profissional. O índice de satisfação geral foi de 68%, sendo que 64% dos participantes apontaram que indicariam sem ou com poucas ressalvas o programa de residência do HUAP. O resultado também mostrou pontos a serem melhorados, como a infraestrutura da unidade hospitalar, tópico que já havia sido citado na primeira edição e que levou a uma série de ações pelo HUAP e pela Ebserh.

- A realização dessa pesquisa mostra um amadurecimento da própria instituição, que passou a dar mais voz a esse ator tão importante, que é o residente, como meio de subsidiar ações de melhoria contínua no apoio aos programas de Residência. E não se trata de uma iniciativa vazia. O resultado do ano anterior, por exemplo, repercutiu em uma série de projetos para fortalecer ainda mais um dos nossos pilares: o ensino -, explica a ouvidora-geral da Rede Ebserh/MEC, Savana Dantas.

À época da pesquisa, o HUAP contava com 238 residentes, sendo 196 em residência médica e 42 em multiprofissional. Segundo o Gerente de Ensino e Pesquisa do hospital, Rubens Antunes Filho, “o resultado é importante para detectarmos pontos fracos de nossos programas e podermos aprimorá-los”. Para Savana, as pesquisas de satisfação, além de uma estratégia de diálogo prevista em Lei, são excelentes instrumentos de aproximação com o público avaliado e permitem que o olhar da organização se volte ainda mais para as experiências e necessidades desses usuários.

O resultado está disponível para consulta clicando aqui.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP/UFF) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde abril de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Unidade de Comunicação Social (UCS)