Notícias
ACESSIBILIDADE
Comissão de avaliação proporciona ambiente inclusivo para PCDs
Equipe da Comissão de Avaliação Biopsicossocial da Pessoa com Deficiência e a psicóloga Reseane Rosalia da Silva
Juiz de Fora (MG) – O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), agora tem uma Comissão de Avaliação Biopsicossocial da Pessoa com Deficiência.
Criada em 2024, a comissão surgiu com um treinamento ofertado pela Ebserh, em Brasília, sobre um inventário (Índice de Funcionalidade Brasileiro - IF-Br), que contou com a presença de trabalhadores do HU-UFJF. O objetivo da iniciativa é verificar necessidades de adaptação de cada funcionário e da acessibilidade dos espaços do hospital. A avaliação consiste em conversas que ajudem a identificar as demandas da pessoa com deficiência para desenvolver planos de intervenção personalizados e proporcionar a melhoria da qualidade de vida e bem-estar.
A fisioterapeuta Renata Cristina de Oliveira é a presidente da comissão e menciona a presença da equipe multiprofissional do HU nessa iniciativa. “Foram selecionados trabalhadores das áreas da Medicina, Assistência Social, Psicologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Educação Física para proporcionar um olhar ampliado nas necessidades dos trabalhadores com deficiência. Além disso, profissionais da Unidade Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (USOST) fazem o direcionamento adequado dentro das normativas e documentação correta”, relata.
Até o momento, 16 funcionários do HU-UFJF já foram avaliados por essa comissão e, de acordo com Renata, isso ajuda a promover um ambiente de trabalho mais acolhedor e inclusivo. “A avaliação biopsicossocial é fundamental para garantir que as pessoas com deficiência recebam apoio e serviços adequados às suas necessidades, promovendo sua inclusão e participação na sociedade”, reforça.
A psicóloga hospitalar da Unidade Multiprofissional, Roseane Rosalia da Silva, é uma das funcionárias avaliadas pela comissão e conta que ficou surpresa com a iniciativa. “Eu acho que essa comissão é um ganho muito grande para a empresa, que mostra a preocupação com as necessidades que temos desde o início. Mesmo sendo um processo lento, sempre me senti bem acolhida pela equipe. E é muito importante saber que posso reportar e tenho onde me apoiar se precisar”, finaliza.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Millena Martins (estagiária) sob supervisão de Alessandra Gomes