Notícias

ENSINO

Cursos da área de saúde retornam às aulas práticas no HU

Alunos de medicina e enfermagem seguem protocolos de biossegurança e diretrizes sanitárias
Publicado em 16/07/2021 09h12 Atualizado em 16/07/2021 09h33
Sala de aula 2.jpeg

A Universidade Federal de Juiz de Fora autorizou a volta de aulas práticas nas dependências do Hospital Universitário (HU-UFJF/Ebserh) dos cursos de medicina e enfermagem, suspensas em março de 2020 em função da pandemia de Covid-19. 

De acordo com Érika Monteiro, chefe da Unidade de Gestão de Graduação, Ensino Técnico e Extensão, “o ensino, em geral, enfrentou e ainda enfrenta desafios sem precedentes impostos pela pandemia, uma vez que existe um gargalo na área da saúde que não pode ser resolvido com ensino a distância. E, em função disso, é importante a continuidade do desenvolvimento das atividades práticas presenciais com o intuito de mitigar os efeitos desta interrupção”.

Para garantir a retomada segura das atividades dos residentes, docentes, profissionais e pacientes, foram elaboradas medidas e normas organizacionais, no âmbito do HU-UFJF/Ebserh, em consonância com os desafios ocasionados pela Covid-19 e os protocolos sanitários e de biossegurança necessários para a sua prevenção, ressalta Érika. 

Dentre as organizações para a retomada das atividades, destacam-se a adequação dos espaços de ensino, para garantir o distanciamento físico de no mínimo 1,5m entre as pessoas, e a divisão dos alunos em grupos menores, objetivando diminuir a circulação nos ambientes. Todas as ações foram elaboradas obedecendo aos protocolos de biossegurança da UFJF e às diretrizes sanitárias e de segurança aprovadas pelos órgãos colegiados do Hospital Universitário. 

“Dado o cenário inédito e a necessidade de respostas atípicas, foi fundamental a ampla cooperação e interação do Hospital Universitário e das unidades acadêmicas, para que pudéssemos viabilizar este retorno de maneira gradual, estruturada e segura para todos”, acrescenta Érika Monteiro.

Campo de prática

O HU-UFJF/Ebserh é campo de prática para os cursos de graduação em educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, medicina, nutrição, psicologia, odontologia e serviço social. O retorno das atividades práticas de graduação no âmbito do HU tem ocorrido em etapas e de maneira gradual, seguindo as orientações do Comitê de Monitoramento e Orientações de Conduta sobre Coronavírus e os protocolos de biossegurança da UFJF. As primeiras atividades que retornaram foram os estágios obrigatórios dos cursos de medicina, em setembro de 2020. Posteriormente, os estágios obrigatórios dos cursos de enfermagem, farmácia, nutrição e fisioterapia. Agora, em julho, retornaram as aulas práticas dos cursos de medicina e enfermagem.