Notícias
Acolhimento
Espaço para escuta de trabalhadores é inaugurado no HC-UFMG
Belo Horizonte (MG) – Foi inaugurada, nesta quarta-feira 25), a sala de escuta do Projeto Acolhe, iniciativa da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares para promoção da saúde mental e bem-estar dos trabalhadores. O objetivo é oferecer o acolhimento de demandas que possam estar gerando sofrimento relacionado à atividade laboral e também escuta qualificada aos profissionais.
A solenidade aconteceu no 3º andar, onde está localizado o espaço, e contou com a presença de gestores e trabalhadores. A chefe da Diretoria de Gestão de Pessoas da Ebserh e ex-superintendente do HC-UFMG, professora Luciana Gouvêa Viana, participou da inauguração e afirmou que o conceito que mais importa hoje para a Ebserh é o bem-estar do trabalhador, por isso mesmo a criação de uma diretriz que vai fomentar as ações de bem-estar e de qualidade de vida no trabalho.
“Nossa preocupação em traçar diretrizes claras para os atendimentos e para orientar os nossos profissionais e porque sabemos como é sofrido também para os nossos psicólogos fazer uma escuta e perceber que há necessidade de uma continuidade e não poder avançar”, disse.
Sobre o Projeto Acolhe, ela afirmou: “acreditamos muito nessa proposta do Acolhe, porque existem evidências científicas de que isso é importante e previne o agravamento de um sofrimento, que pode gerar adoecimento mental e deflagrar, inclusive, doenças muito mais sérias e que prejudicam totalmente a vida daquela pessoa”.
O superintendente do HC-UFMG, professor Alexandre Rodrigues Ferreira, enfatizou a iniciativa da Ebserh de criar esse espaço de escuta em todos os hospitais universitários. “Eu acho que a área da saúde é uma área que demanda muito dos trabalhadores, pois é uma área de estresse. E ter espaços como a ‘Acolhe’ para poder receber esses trabalhadores, ter uma escuta qualificada e apoiar isso é importante em uma rede de hospitais do tamanho da que nós temos”, disse.
Após o desenlace da fita, simbolizando o início dos atendimentos no HC-UFMG, a chefe da Divisão de Gestão de Pessoas, Renata Ferreira Soares, explicou como vai funcionar o atendimento. “Vamos ter atendimento todos os dias da semana. A agenda será aberta a cada 60 dias e vamos das 7h às 19h para contemplar todos os turnos”, disse.
Os trabalhadores interessados poderão agendar horários em breve em formulário que será divulgado posteriormente.
O projeto
O atendimento será realizado por psicólogos, garantindo imparcialidade e confidencialidade, e a frequência será de até oito encontros por ano, podendo ser ampliada conforme avaliação dos profissionais do serviço. Qualquer trabalhador – independentemente do vínculo – poderá participar.
Segundo a psicóloga organizacional do HC-UFMG, Joyce Araújo de Miranda, será um espaço para todos. “O trabalhador poderá falar sobre os seus sentimentos, sobre suas vivências no ambiente de trabalho, suas sensações e emoções e que lhe causam algum sofrimento, ou seja, tudo o que possa estar mobilizando ou gerando alguma dificuldade ou angústia frente aos desafios do dia-a-dia”, explicou.
Sobre a Ebserh
O HC-UFMG faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação e revisão: Luna Normand
Tags: acolhimento, escuta, SUS, HC-UFMG, Ebserh