Notícias
PESQUISA
HU-Unifap busca voluntários para estudo sobre prevenção do Diabetes tipo 2
Macapá (AP) - O Centro de Pesquisa Clínica (CPC) do Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá (HU-Unifap), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), está recrutando voluntários para uma nova pesquisa, o Programa de Prevenção de Diabetes (PROVEN-DIA). O estudo randomizado multicêntrico é coordenado pelo Hospital da Beneficência Portuguesa de São Paulo e financiado pelo Ministério da Saúde, por meio do Proadi-SUS. O recrutamento inicia-se no dia 18 de agosto e os participantes serão acompanhados por até três anos. Os interessados podem fazer a inscrição no link: Ficha de elegibilidade e pré-inscrição para o estudo de Pré-Diabetes
O PROVEN-DIA é uma pesquisa de abrangência nacional que tem por objetivo coletar dados que possam contribuir para a melhoria dos protocolos nacionais de prevenção do diabetes Mellitus tipo 2 (DM2) em pessoas com alto risco e pré-diabéticos, enfatizando a mudança no estilo de vida. De acordo com a enfermeira e pesquisadora da Gerência de Ensino e Pesquisa do HU-Unifap, Luana Silva, “o estudo promove intervenções na mudança de hábitos, na alimentação, atividade física, autocuidado, com potencial para prevenir ou retardar o desenvolvimento do DM2, promovendo cuidados mais eficazes e personalizados antes do surgimento da doença”.
Segundo Luana, o PROVEN-DIA alinha-se com diversas políticas públicas de saúde no Brasil, como a Política Nacional de Alimentação e Nutrição, ao incentivar hábitos saudáveis. “Pode gerar economia no sistema de saúde e ampliar estratégias preventivas dentro do SUS”, frisou.
Fatores de risco
O estudo pretende abordar os principais fatores de risco para mortes súbitas em pacientes com diabetes, como má alimentação e alto consumo de ultraprocessados, sedentarismo, estresse elevado, baixa qualidade do sono e consumo de álcool e tabagismo, por meio de intervenções educativas e de acompanhamento dos voluntários ao longo de três anos.
“Ao prevenir o aparecimento do DM2 e promover controle de fatores de risco como obesidade, hipertensão e sedentarismo, o estudo pode indiretamente reduzir complicações graves e mortes súbitas associadas ao diabetes”, enfatizou Luana Silva.
Quem pode participar deste estudo?
Para entrar no estudo, a pessoa precisa cumprir todos os critérios abaixo:
- Ter 18 anos ou mais.
- Ter índice de massa corporal (IMC) entre 25 e 34,9 kg/m² (o que indica excesso de peso ou obesidade leve).
- Ter um celular, computador, tablet ou outro dispositivo com acesso à Internet.
- Não estar sendo acompanhado por nutricionista nos últimos 6 meses.
- Não estar tendo acompanhamento com personal trainer ou profissional de educação física nos últimos 6 meses.
- Conseguir chegar ao centro de atendimento da pesquisa em até 60 minutos.
- Ter feito, nos últimos 3 meses, um dos seguintes exames com os resultados dentro destas faixas: Teste de tolerância à glicose (2 horas após ingestão) com resultado entre 140 e 199 mg/dl, ou hemoglobina glicada (HbA1c) entre 5,7% e 6,4%.
Os voluntários que forem considerados aptos a participar serão convidados a conhecer o estudo em detalhes. Os responsáveis pelo programa explicarão todos os procedimentos e obterão o consentimento da pessoa para prosseguir. Caso não haja exames recentes que confirmem pré-diabetes, será realizado um exame de hemoglobina glicada. Se os resultados indicarem valores muito altos, sugerindo possível diabetes, a pessoa será encaminhada para acompanhamento médico e não continuará no estudo.
Sobre a Ebserh
O HU-Unifap faz parte da Rede Ebserh desde 2022. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.