Notícias
AVANÇOS
Hospital Barros Barreto implementa serviço de Navegação Oncológica pelo SUS
Navegação Oncológica
Belém (PA) – O Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), integrante do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (CHU-UFPA/Ebserh), iniciou, neste mês de julho, o Serviço de Navegação de Pacientes Oncológicos no Sistema Único de Saúde (SUS). O programa visa orientar e acompanhar os pacientes com diagnósticos de câncer durante o percurso na rede de atenção, desde a confirmação da doença até o início do tratamento.
O navegador em oncologia é o profissional que atua para orientar, apoiar e facilitar o percurso do paciente oncológico durante todo o processo de diagnóstico e tratamento, quebrando as barreiras de acesso que possam dificultar o cuidado necessário. No HUJBB, a navegação é realizada por duas enfermeiras oncologistas e duas técnicas em enfermagem, que atuam como navegadoras operacionais, auxiliando os pacientes no agendamento de exames e consultas.
“Nesse processo, o enfermeiro navegador acolhe o paciente, ouvindo-o atentamente por meio de escuta qualificada, ajudando-o a compreender em que fase da jornada oncológica ele se encontra e garantindo que entenda seu diagnóstico, exames e plano terapêutico”, explicou a enfermeira e idealizadora do projeto, Gisela Xavier.
Seu Pedro Alves Feitosa, de 71 anos, é um dos primeiros pacientes acompanhados pelo serviço de Navegação Oncológica no hospital. Diagnosticado com câncer na região da mandíbula, classificado como câncer de cabeça e pescoço, ele chegou ao hospital com certa ansiedade, após ter passado por outras instituições de saúde. “Eu vim para cá com um pouco de ansiedade, já passei por vários hospitais, mas nenhum foi tão acolhedor como o Barros Barreto. Desde o momento em que cheguei, senti o cuidado das equipes. O hospital está de parabéns pelo tipo de atendimento que dá”, disse o paciente, emocionado, enquanto realizava sua primeira sessão de quimioterapia.
Ao lado do pai, a filha Anelita Feitosa Silva acompanhou todo o processo de diagnóstico e início do tratamento. Para ela, o serviço de Navegação fez toda a diferença. “Tivemos exames marcados para datas muito distantes, mas tudo foi antecipado com a ajuda da equipe. O paciente já está psicologicamente abalado, então, quando você antecipa o tratamento, isso melhora até o emocional dele. Em menos de um mês, meu pai iniciou a quimioterapia. Isso é um ganho enorme ”, frisou.
Navegação Oncológica
Idealizado em 2024, o projeto foi construído em articulação com diversos setores estratégicos do hospital. O atendimento formal aos pacientes começou em julho deste ano, com foco inicial em casos de câncer do trato gastrointestinal, pulmão e cabeça e pescoço, e já se expande para câncer de colo de útero e endométrio. A iniciativa está alinhada à Lei nº 14.758/2023, que institui a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer no SUS, ao Programa Nacional de Navegação da Pessoa com Diagnóstico de Câncer, e à Lei nº 12.732/2012, que garante o início do tratamento oncológico em até 60 dias após o diagnóstico.
“O Serviço de Navegação Oncológica do HUJBB é pioneiro no Pará e já atendeu, até o momento, doze pacientes integralmente, dos quais quatro já iniciaram o tratamento e tiveram alta. Também realizamos a navegação parcial de outros dezoitos casos, encaminhados via regulação estadual para o Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia”, destacou Gisela.
Sobre a Ebserh
O CHU-UFPA faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Elenita Araújo
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh.