Notícias

Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh amplia diálogo com Prefeitura e Secretaria de Saúde de Belém

Publicado em 10/06/2021 14h31 Atualizado em 10/06/2021 15h13
WhatsApp Image 2021-06-08 at 13.11.46.jpeg

Na última terça-feira, 08, a gestão do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu a visita do prefeito da cidade de Belém, Edmilson Rodrigues, e do Secretário de Saúde do Município, Maurício Bezerra. Na ocasião, foram discutidas possibilidades de parcerias entre a Secretaria de Saúde do Município (Sesma) e o Complexo Hospitalar Universitário, composto pelos hospitais Bettina Ferro de Souza (HUBFS) e João de Barros Barreto (HUJBB), buscando melhorias nos serviços de atendimento à saúde da população.


Durante a visita, o magnífico Reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho e o vice-reitor Gilmar Pereira estiveram presentes. A Superintendente do Complexo Hospitalar, Regina Feio Barroso e os gerentes de Administração (Daniel Serique), de Ensino e Pesquisa (Pedro Piani) e de Atenção à Saúde dos hospitais Bettina Ferro (Rosilene Noce) e Barros Barreto (Janete Trindade, interina), apresentaram ao prefeito um apanhado sobre as contribuições dos hospitais universitários na atenção à saúde, que são referências no atendimento de média e alta complexidade em diversas especialidades médicas.


No dia seguinte, a gestão do Complexo Hospitalar recebeu o Secretário de Saúde de Belém, Maurício Bezerra, e representantes dos departamentos de Regulação, Vigilância Sanitária e Recursos Humanos da Secretaria de Saúde (Sesma) do município. O objetivo da reunião foi discutir parcerias na resolução de demandas.


Estiveram presentes na reunião a Superintendente do Complexo Hospitalar, Regina Feio Barroso, os gerentes de Administração e de Atenção à Saúde dos Hospitais, além dos chefes das divisões médicas, de gestão do cuidado, bem como dos setores de Regulação e Avaliação em Saúde dos HUs e da Unidade de Saúde Bucal do HUJBB. Participaram, representando a Sesma, a chefe do Departamento de Regulação, Regina Hilda Brito, a chefe do Departamento de Recursos Humanos, Maria da Glória Moreira, a chefe do Departamento de Vigilância Sanitária, Alessandra Figueiredo, e a representante da referência técnica em saúde bucal, Ceci Baker.


“A parceria com a UFPA sempre foi importante, e agora, mais ainda, pois o nosso objetivo é ampliar o atendimento para 100% da população que depende do SUS, garantindo a retaguarda de atendimento nos hospitais parceiros que fazem parte da rede municipal de saúde”, comenta o Secretário de Saúde de Belém, Mauricio Bezerra.


O secretário ressaltou que, durante as fases mais críticas da pandemia, os hospitais universitários prestaram apoio para a rede municipal, sendo o Barros Barreto referência para casos graves de covid de março a julho de 2020, retomando os leitos clínicos e de UTI-covid em março de 2021, para o enfrentamento da segunda onda. “O HUJBB sempre prestou uma contribuição inestimável, portanto todas as ações que incentivem parcerias com a UFPA e os hospitais Bettina Ferro e Barros Barreto são sempre muito importantes”, conclui.


Para a Superintendente do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh, Regina Feio Barroso, o diálogo entre a gestão dos hospitais universitários e do município é de extrema importância para beneficiar os usuários do SUS que são referenciados aos hospitais pelo Departamento de Regulação de Belém. “Além disso, somos hospitais de ensino, com uma expertise única e profissionais qualificados no atendimento de média e alta complexidade para a população, por isso a exposição das nossas demandas para a Sesma é fundamental para que eles nos ajudem a melhorar os serviços os quais compõem a rede de saúde de Belém, possibilitando que mais pessoas sejam contempladas”, ressalta a Superintendente.