Notícias

Treinamento

MEJC capacita profissionais das Unidades Básicas de Saúde de Natal

Estão sendo treinados os profissionais que fazem parte da rede de encaminhamentos de pacientes para a Maternidade
Publicado em 12/07/2021 13h25
MEJC capacita profissionais das Unidades Básicas de Saúde de Natal

A Maternidade Escola Januário Cicco, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC-UFRN), vinculada à Rede Ebserh realiza mais uma ação do programa de educação continuada, promovido pela Gerência de Ensino e Pesquisa da MEJC em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal, desta vez, na Unidade Básica de Saúde (UBS), do bairro das Rocas.

A iniciativa faz parte das estratégias que compõe o Plano Diretor Estratégico (PDE) da MEJC e tem como foco a melhoria do componente pré-natal da rede cegonha, impactando diretamente no fluxo de pacientes e na qualidade do processo de ensino e aprendizagem na instituição. 

A primeira UBS a receber o programa foi a da comunidade Aparecida, localizada no Bairro de Mãe Luiza, onde foram realizadas oficinas sobre anticoncepção na adolescência, métodos anticoncepcionais de longa duração e sobre o câncer do colo do útero, além de consultas ginecológicas, exames citopatológicos e inserção de DIUs (dispositivos intrauterinos) com as pacientes da comunidade.

“Visando atender a demanda social das mulheres do bairro das Rocas a ação terá como foco o planejamento familiar de longa duração, com inserção de DIUs, uma prática que deve ser otimizada na atenção básica”, comenta o professor Dr. Kleber de Melo Morais, gerente de ensino e pesquisa da MEJC.

Os treinamentos têm como base os princípios da atenção primária à saúde e são direcionados para médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde. Até momento 20 profissionais já foram capacitados.

A equipe de profissionais responsáveis em ministrar os treinamentos é composta por professores, médicos, enfermeiros e residentes médicos e multiprofissionais da MEJC que através de uma metodologia ativa abordam os temas, escolhidos previamente pela equipe da UBS, de acordo com as demandas de atendimento do serviço.

Sobre a Rede Ebserh

A MEJC faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde agosto de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.

Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.