Notícias

CICLO DE PALESTRAS

Huol inicia projeto com foco em pesquisa e inovação

Iniciativa partiu do Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica da Gerência de Ensino e Pesquisa
Publicado em 03/05/2021 14h56 Atualizado em 04/05/2021 07h41
cafe-com-ideias-1.jpeg
cafe-com-ideias-3.jpeg

O Hospital Universitário Onofre Lopes, vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte e à Rede Hospitalar Ebserh (Huol-UFRN/Ebserh), através da sua Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) e do Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica (SGPIT), fez da última sexta-feira de abril o marco inicial do projeto “Café com Ideias”, ciclo de palestras com foco na pesquisa e inovação em saúde, idealizado para fomentar uma cultura em que os colaboradores dos hospitais universitário federais desenvolvam mentalidade permeada pela Ciência.

O primeiro evento abordou o tema “Introdução à pesquisa clínica no âmbito dos hospitais universitários” e foi ministrado pela pesquisadora Nadja Mayrink, que expôs o conceito de pesquisa clínica, assim como as diferentes fases da pesquisa científica. A dimensão regulatória ética e sanitária da pesquisa e os potenciais benefícios para os hospitais universitários foram destacados.

O webinar contou com a participação do gerente de Ensino e Pesquisa do Huol, Carlos Alberto Almeida de Araújo, e do chefe do Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica (SGPIT), Ricardo Valentim. Ambos destacaram a importância da união entre setores e unidades para incentivar projetos científicos institucionais e superar os desafios de 2021.

“A pandemia escancarou a necessidade de que precisamos alfabetizar cientificamente nossa população”, justificou Carlos Alberto, que teve o pensamento acompanhado pelo pesquisador Ricardo Valentim, ao mencionar a necessidade de letramento científico.

O webinar está disponível no Youtube do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), um dos apoiadores do evento.

 

Sobre a Rede Ebserh

O Huol faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde agosto de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.