Notícias

Congresso e Workshop

Hospital Júlio Bandeira realiza evento online voltado à segurança do paciente e infraestrutura hospitalar

Houve a participação de mais de 2.300 inscritos entre profissionais, professores e estudantes
Publicado em 03/05/2021 17h04 Atualizado em 03/05/2021 17h07
Congresso.jpeg

Ambos os eventos foram realizados de forma online com mais de 2.300 inscritos entre profissionais, professores e estudantes

Cajazeiras (PB) – O Hospital Universitário Júlio Bandeira, vinculado à Rede Ebserh/MEC (HUJB-UFCG/Ebserh/MEC), realizou, na última semana, o “I Congresso de Gestão de Qualidade e Segurança do Paciente” e “I Workshop de Infraestrutura Física: a arte de gerir obras públicas e manter edificações hospitalares”. Ambos os eventos foram realizados de forma online com mais de 2.300 inscritos entre profissionais, professores e estudantes.

Os eventos, realizados de forma conjunta, tiveram em suas programações 31 palestras ocorridas entre o dia 27 e 30 de abril, no canal do Youtube do HUJB. Aproximadamente, 200 trabalhos submetidos para apresentação e publicação, com o objetivo de promover a discussão entre as áreas de ensino, pesquisa e assistência à saúde sobre a gestão da qualidade e segurança do paciente, alinhadas com os objetivos estratégicos do hospital.

“A ideia de agrupar os dois eventos foi para apresentar à Rede Ebserh e à comunidade científica a relação entre infraestrutura física e a segurança do paciente sob a ótica da gestão de obras e manutenção de edificações hospitalares. Quebramos o paradigma de que segurança do paciente se atrela apenas a relações de transversalidade organizacional e mostramos, por meio da pesquisa, que a infraestrutura física é um fator preponderante para transformarmos unidades de saúde em ambientes apropriados para acolhimento do usuário”, afirmou a superintendente do HUJB, Paula Christianne Maia.

“É preciso prevenir e melhorar os resultados adversos aos pacientes, reduzindo, ao máximo, os riscos de danos desnecessários associados ao cuidado de saúde. Isso envolve um comprometimento e qualificação das instituições de saúde e dos seus profissionais. A segurança não é atributo de uma pessoa, equipamento ou setor do hospital. Sua melhoria depende do aprendizado que a instituição de saúde é capaz de obter e aplicar, decorrente da interação dos componentes do sistema”, completou a gestora.

A iniciativa foi do setor de vigilância em saúde e segurança do paciente do HUJB, ligado à Gerência de Atenção à Saúde.

Sobre a Rede Ebserh 

O HUJB-UFCG faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. 

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Saúde e Vigilância Sanitária