Notícias

HC-UFPE/Ebserh promove Semana de Humanização no hospital-escola

Objetivo é fomentar e divulgar a humanização no ambiente hospitalar bem como a Política Nacional de Humanização
Publicado em 07/06/2021 16h55 Atualizado em 07/06/2021 18h00
Cars - Semana de Humanização hc-ufpe.jpg

Otimizar a qualidade da assistência prestada aos usuários e seus familiares e a melhoria da qualidade dos processos de trabalho dos profissionais de saúde são alguns dos objetivos do Núcleo de Humanização do Hospital das Clínicas da UFPE/Ebserh, que celebra o Dia Nacional da Humanização (9 de junho), por meio da sua Semana de Humanização, com uma série de ações de quarta-feira (9) a sexta-feira (11), sempre pela manhã. O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

As ações vão englobar o acolhimento dos trabalhadores com momento musical e dinâmica de perguntas e respostas com brindes na portaria 1, além de atividades educativas sobre a Política Nacional de Humanização (com banners e explanações) para os trabalhadores e distribuição de folheto com informações sobre a Carta de Direitos dos Usuários do SUS para os pacientes (e familiares) que vão ser internados no HC-UFPE. As atividades serão restritas a poucas pessoas, em respeito às medidas de biossegurança para evitar aglomeração em virtude da pandemia da Covid-19.

“O tema da campanha é ‘Compreender o outro é humanizar-se’ em que vamos trabalhar uma reflexão sobre a humanização e a empatia, a prática de se colocar no lugar do outro. Estamos precisando muito disso hoje neste cenário da pandemia. Ao longo do tempo, exercitamos a humanização no atendimento de nossos usuários e agora vamos também levar esse olhar voltado para os trabalhadores da área de saúde, o cuidar de quem cuida, o cuidar de quem faz parte da equipe”, explica a assistente social e coordenadora do Núcleo, Alba Cavalcanti.

O Núcleo de Humanização é um grupo multiprofissional responsável por implementar no HC-UFPE a Política Nacional de Humanização (PNH) do Ministério da Saúde para a melhoria da assistência plena à saúde, com a construção de um ambiente humanizado para possibilitar o estado de bem-estar físico, mental e social tanto para os trabalhadores quanto para os usuários. “Tanto o PNH quanto a Diretriz Ebserh de Humanização trazem uma série de conceitos, como o da ambiência, que é a construção de espaços saudáveis e acolhedores para os trabalhadores da saúde e os usuários”, destaca Alba Cavalcanti.

O Núcleo é responsável pelo cartório de Registro Civil localizado no Alojamento Materno (por meio do Programa Minha Certidão), além de realizar e dar suporte a uma série de ações no hospital-escola, como a Operação Manaus que entregou brindes alusivos a Pernambuco aos pacientes vindos do Amazonas; a campanha “Pessoas trans são como você: humanas e merecem respeito”, o Programa Mais (Manifestação de Arte Integradas à Saúde), ações nas datas comemorativas (como Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais etc), entre outras.

Programação | 9 a 11 de junho
7h | Acolhimento dos trabalhadores do HC-UFPE com momento musical e dinâmica de perguntas e respostas, na portaria 1
8h às 12h | Atividades educativas itinerantes sobre a PNH
8h às 12h | Distribuição de folheto com informações sobre a Carta de Direitos dos Usuários do SUS para os pacientes internados e seus acompanhantes