Notícias

SAÚDE

HC-UFPE/Ebserh oferece Programa de Treinamento e Monitoramento através do Exercício Físico para pacientes que tiveram Covid-19

Objetivo é promover a reabilitação através de programas de exercício físico das pessoas que ficaram com sequelas, após a infecção do novo coronavírus. Serviço, voltado exclusivamente para recuperação através da atividade física, é pioneiro na rede pública de saúde estadual
Publicado em 01/06/2021 14h59 Atualizado em 10/06/2021 12h02
educacao fisica e covid.jpg

Israel Caetano de Freitas é um dos pacientes do HC-UFPE/Ebserh que aderiu ao Programa

O Hospital das Clínicas da UFPE, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), em parceria com o Departamento de Educação Física da UFPE, passa a ofertar um serviço pioneiro em Pernambuco, dentro do Sistema Único de Saúde estadual, destinado aos pacientes que apresentam sequelas após terem sido infectados pelo novo coronavírus. Trata-se do “Programa de Treinamento e Monitoramento através do Exercício Físico para Pacientes pós-Covid-19”, desenvolvido pelo Serviço de Promoção de Saúde e Qualidade de Vida do HC-UFPE/Ebserh, e que tem como principal objetivo promover e monitorar o processo de reabilitação desses pacientes por meio de programas de treinamento de exercício físico.

O estoquista de supermercado Israel Caetano de Freitas, 42 anos, está animado por poder participar dessa iniciativa. Morador de Paudalho, Israel foi encaminhado ao HC-UFPE em maio de 2020 e seu estado de saúde era grave. Ele passou 30 dias internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 14 dias na Enfermaria de Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP) do hospital-escola e, apesar de ter sobrevivido à Covid-19, Israel ainda convive com alguns efeitos decorrentes da doença. Ele relata que ainda não conseguiu retornar ao trabalho, sente muitas dores, principalmente, nos braços, e apresenta dificuldades para executar tarefas do seu cotidiano.

“Antes da Covid-19, conseguia trabalhar, eu andava normalmente, não sentia dores nos braços. Agora, não é mais assim. Eu me curei da doença, mas ainda preciso vencer as sequelas que ela deixou. Essa oportunidade que eu estou tendo, por meio do HC está sendo muito boa porque vai ajudar ainda mais na minha recuperação. Quero voltar logo para a minha rotina”, relata.

De acordo com o chefe do Serviço de Promoção da Saúde e Qualidade de Vida do HC-UFPE/Ebserh e professor da UFPE, Paulo Carvalho, o Programa foi criado com o intuito de levar aos pacientes mais um serviço de qualidade, visando à recuperação dos que apresentam sequelas ocasionadas pela Covid-19.

“Nós observamos que as sequelas eram diversas, e esses pacientes necessitavam de um auxílio. Por meio de um plano de treinamento supervisionado e domiciliar podendo assim ofertar uma melhor qualidade de vida para essas pessoas e reabilitá-las para que possam retomar suas rotinas de forma tranquila. No HC-UFPE/Ebserh, temos toda a estrutura, além de uma equipe capacitada para oferecer o melhor para esses pacientes”, explica. O Programa existe desde outubro do ano passado, mas, a partir de abril de 2021, as sessões de exercício físico passaram a ser realizadas presencialmente no Laboratório Avançando de Educação Física e Saúde, localizado no térreo do HC-UFPE/Ebserh.

A técnica de laboratório Fernanda Ferreira da Silva, 27 anos, teve duas vezes Covid-19 no ano passado e está tendo que lidar com algumas limitações impostas pela doença. Após fazer alguns exames, foi confirmado que Fernanda teve uma parte do pulmão comprometido. Atividades do dia a dia, como subir escadas ou fazer pequenas caminhadas, se tornaram situações de grande desgaste para ela.

“Antes da Covid-19, tinha muita disposição, fazia minhas atividades cotidianas normalmente. Mas, agora, uma simples subida de escada me desgasta muito. Eu me sinto cansada, com a sensação de não estar respirando direito. Estou confiante que, com este acompanhamento do HC-UFPE e me dedicando aos exercícios, vou restabelecer a minha saúde e a minha resistência física”, afirma.

Neste momento, “Programa de Treinamento e Monitoramento através do Exercício Físico para Pacientes pós-Covid-19” é destinado aos pacientes que tiveram a doença e foram acompanhados pelo HC-UFPE/Ebserh, mas a expectativa é que, no futuro, o projeto contemple também o público externo.

Fluxo do Encaminhamento Interno

Para participar, é necessário que o paciente seja encaminhado pelo Núcleo de Assistência Multidisciplinar para Pacientes Pós-UTI Covid ou por meio de interconsultas dos demais profissionais da instituição. Ele será submetido a uma série de avaliações clínicas, físicas e cardiorrespiratória, além de exames laboratoriais. Só após esses procedimentos é que os exercícios físicos serão iniciados. Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato por meio do telefone (81) 2126-3960.