Notícias

ESPAÇO PARA O RECONHECIMENTO

Hospital Universitário Walter Cantídio inaugura “Galeria Nossas Conquistas”

Publicado em 12/02/2021 15h07
1 | 10
2 | 10
3 | 10
4 | 10
5 | 10
6 | 10
7 | 10
8 | 10
9 | 10
10 | 10
DSC_1130.JPG
DSC_1147.JPG
DSC_1156.JPG
DSC_1158.JPG
DSC_1163.JPG
DSC_1164.JPG
DSC_1165.JPG
DSC_1166.JPG
DSC_1168.JPG
DSC_1171.JPG

Fortaleza, 12 de fevereiro de 2021 – No fim da manhã de hoje (12), o Hospital Universitário Walter Cantídio, do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, inaugurou um espaço especialmente planejado e organizado para as conquistas da unidade de saúde. A “Galeria Nossas Conquistas” foi inaugurada pela alta gestão do Complexo Hospitalar e prestigiada por chefias de serviço do Hospital. O espaço, que passa a reunir, a partir de hoje, as principais conquistas do HUWC, fica no corredor de acesso ao Serviço de Hemodiálise, onde já estava localizada a placa em homenagem aos colaboradores do HUWC pelo trabalho na luta contra a pandemia de covid-19.

O novo espaço não poderia ter sido inaugurado de melhor maneira, já que recebeu três importantes conquistas do Hospital Universitário. Foram elas: a placa com o conceito “Excelente” na avaliação de 2020 do Programa Nacional de Controle de Qualidade, patrocinado pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (PNCQ/SBAC). O certificado emitido pela SBAC reconhece o elevado nível de qualidade dos exames realizados no Laboratório de Análises Clínicas.

A Galeria Nossas Conquistas também recebeu a placa de Reconhecimento de Boas Práticas 2020 da empresa 3M do Brasil, que atesta “o engajamento de toda a equipe desta instituição na busca constante da melhoria das práticas clínicas em limpeza e esterilização”. Bastante orgulhosa, Eliana Goes, chefe da Central de Material e Esterilização (CME), falou da alegria e da satisfação do momento. “Eu vejo isso como uma assinatura de que, sim, nós estamos no caminho certo. A Galeria Nossas Conquistas pertence a todos nós, e eu acredito que todas as unidades irão ter sua representação, pois colaboramos para que tenhamos os melhores processos. Com isso, nossos pacientes recebem a melhor assistência e os nossos alunos, o melhor ensino”, destacou.

A terceira conquista da manhã de inauguração foi o certificado reconhecendo que a UTI Clínica do HUWC alcançou a meta proposta, para 18 meses, de redução da incidência de Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAV) de 6% para 2,8%. Além disso, o certificado parabeniza toda a equipe pelo empenho para uma redução da média de 53% de ocorrências de PAV. É mais uma conquista do HUWC dentro do “Projeto Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”, do Ministério da Saúde em parceria com o Hospital do Coração de São Paulo e outras unidades de saúde de referência nacional.

Presente à solenidade e responsável, ao lado de outros gestores da Casa, pelo descerramento das placas, o superintendente do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, Prof. Carlos Augusto Alencar Júnior, disse ter certeza de que tanto o Hospital Universitário Walter Cantídio como a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand têm uma capacidade enorme de fazer o bem e que, por isso, “o caminho de conquistas é consequência certa”. Integrante do Colegiado Executivo do CH-UFC, Eugenie Néri, gerente administrativa do Complexo, também prestigiou o evento.

Em seguida, o Prof. Arnaldo Peixoto, gerente de Atenção à Saúde do HUWC, afirmou ser aquele um momento de celebração muito especial para todos os colaboradores. “Tenho certeza de que somos capazes de encher esta galeria. Isso tudo reflete a vantagem do trabalho em equipe e a qualidade do nosso atendimento. A galeria se torna mais um estímulo para continuarmos as nossas melhorias”, completou. Por fim, Ozilene Batista, chefe da Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico do Hospital Universitário, ressaltou que “a busca de melhorias é o nosso grande objetivo, e as certificações tanto engrandecem o grupo de trabalho quanto o Complexo Hospitalar da UFC. Acredito que ainda virão conquistas de outras áreas do Hospital para a galeria”, previu.

Sobre a Ebserh

O Hospital Universitário Walter Cantídio, do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Os hospitais universitários são, por sua natureza educacional, campos de formação de profissionais de saúde. A Rede Hospitalar Ebserh não é responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país, apenas atua de forma complementar ao SUS.

Jornalista responsável: Ludmila Wanbergna (MTB 1809 CE)
Unidade de Comunicação Social
Hospital Universitário Walter Cantídio
Complexo Hospitalar da UFC
Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares
comunicacao.huwc@ebserh.gov.br | 9 9265.5460