Notícias

HISTÓRIA CONTADA POR QUEM VIVEU

4ª edição da Revista do HUWC reúne 22 artigos sobre ensino, pesquisa, assistência e gestão em saúde durante a pandemia de covid-19 e outros temas

Publicado em 13/01/2021 15h32 Atualizado em 14/01/2021 15h04

 

O Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, inicia o ano de 2021 com o lançamento da quarta edição da sua revista institucional. A publicação reúne 22 artigos de colaboradores sobre o que foi feito de melhor em termos de ensino, pesquisa, assistência e gestão em saúde em 2020, especialmente durante a pandemia de covid-19.

Conforme explica o gerente de Atenção à Saúde do Hospital Universitário, Arnaldo Peixoto, o ano de 2020 foi avassalador para a saúde pública mundial. A pandemia de covid-19 fez repensar a forma de fazer ciência e de cuidar das pessoas. Como hospital de ensino, o HUWC teve de se reinventar em vários aspectos: aprender e, ao mesmo tempo, treinar profissionais; manter o ensino de qualidade, inovando nas oportunidades de aprendizado; e cuidar da saúde física e mental dos seus colaboradores. “Mas nós enfrentamos a covid-19 salvando dezenas de vidas, garantindo a formação em saúde de centenas de internos e residentes e cuidando dos nossos cuidadores. Por tudo isso, nós dedicamos a quarta edição da nossa revista para contar como nós conseguimos fazer isso”, explica o gestor.

Entre os temas tratados na quarta edição estão as estratégias de enfrentamento, como o projeto Conectados, de cuidados com a saúde mental do colaborador do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, e a criação do ambulatório covid para atendimento exclusivo ao pessoal da linha de frente dos Hospitais Universitários do Ceará. Também é possível conhecer o relato emocionante da fisioterapeuta Marília Quinderé. De iniciativa própria e com autorização da direção do Hospital, ela registrou, com sua máquina fotográfica, o dia a dia da pandemia no HUWC entre um intervalo e outro da sua atividade como fisioterapeuta da UTI Covid.

“A medida que as histórias se acumulavam e que a solidão do isolamento se intensificava, passei a vislumbrar um projeto fotográfico que desse conta, primeiro, de me proporcionar uma melhor saúde mental e, segundo, de gerar uma narrativa visual do trabalho dos profissionais da saúde na linha de frente de combate à pandemia”, conta, Marília, no seu artigo. O texto é seguido por uma galeria de imagens que mostram como o Complexo Hospitalar se preparou para a luta contra a covid-19 e conta um pouco do turbilhão de emoções vivenciadas nos primeiros seis meses de pandemia.

A revista também abre espaço para outros temas relevantes para o Complexo Hospitalar, como a busca da sustentabilidade institucional, que requer uso racional de recursos, reorganização de processos de trabalho e captação de novas receitas e oportunidades. A edição completa da Revista do Hospital Universitário Walter Cantídio está disponível em: https://bit.ly/revista-huwc-4ed.

 

Saiba mais

A Revista do Hospital Universitário Walter Cantídio é uma publicação de iniciativa da Gerência de Atenção à Saúde do HUWC com organização e edição da Unidade de Comunicação Social do Hospital. Tem circulação gratuita e dirigida, por meio de mala direta, a autoridades e diversos outros segmentos da área da saúde. Ela não representa um só real de despesas para o HUWC. Todos os seus custos são cobertos por comerciais de empresas e instituições outras que acreditam no seu elevado grau de relevância e abrangência.

 

Sobre a Ebserh

O Hospital Universitário Walter Cantídio, do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. 

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Os hospitais universitários são, por sua natureza educacional, campos de formação de profissionais de saúde. A Rede Hospitalar Ebserh não é responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país, apenas atua de forma complementar ao SUS.

 

SERVIÇO:

 Acesse a 4ª edição da Revista do Hospital Universitário Walter Cantídio: https://bit.ly/revista-huwc-4ed.

 

Jornalista responsável: Ludmila Wanbergna (MTB 1809 CE)

Unidade de Comunicação Social

Hospital Universitário Walter Cantídio

Complexo Hospitalar da UFC

Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares

comunicacao.huwc@ebserh.gov.br