Notícias
DIVERSÃO!
HUWC celebra Semana da Criança com série de atividades lúdicas para os pacientes pediátricos internados
O Dia das Crianças é uma data de muita alegria para os pequenos, mas imagine uma semana inteirinha dedicada a elas? Foi exatamente isso que o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC), preparou! De 11 a 17 de outubro, o Serviço de Pediatria promoveu brincadeiras, artes e atividades educativas e terapêuticas para as crianças e adolescentes internados, além de seus familiares. O CH-UFC é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
A psicóloga Yadja Gonçalves destacou que as ações foram organizadas pela equipe multiprofissional do Serviço, com apoio de voluntários. O objetivo foi “a valorização da infância e humanização através de uma programação especial. Tudo foi organizado para favorecer o acolhimento, a diversão e proporcionar momentos memoráveis durante a internação”.
No sábado (11), a animação ficou por conta do Grupo Raio de Sol e do Palhaço Chico. No domingo (12), foi a vez do Grupo ‘Contar: Cantar e Compartilhar Histórias’ e da palhaça Tirulina. Na segunda-feira (13), o Hospital recebeu o palhaço Garapa, o Dr. Conta (UFC) e os super-heróis Batman e Aranha Urbano. O ‘Sexteto 4 Patas’ animou a terça-feira (14), promovendo interação entre as crianças e os cães terapeutas. Nesse mesmo dia, ocorreram oficinas de arte com pintura em gesso e em tela.
A quarta-feira (15) foi marcada pela participação das equipes da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH/HUWC), de Segurança do Paciente e da Farmácia do HUWC, além do Projeto Y de Palhaçoterapia (UFC), acompanhado pela alegria das palhaças Tirulina, Dequinha e Duquinha, e pelos mascotes dos times Fortaleza, Ceará e Ferroviário. Na quinta-feira (16), os destaques foram o Cineped, com exibição de filmes infantis; o Projeto A Flor da Pele, que distribuiu bonecos de pano; e o Projeto Brinquedo Terapêutico (UFC). Encerrando a programação da Semana, na sexta-feira (17) houve a participação da Liga da Saúde da Família (LISF-UFC) e do Conservatório Cearense de Dança – Everardo Freitas.
Humanização
Para a terapeuta ocupacional Tatiany Coutinho, do Serviço de Pediatria, que dá vida à palhaça Tirulina, as atividades proporcionam entretenimento e promovem o bem-estar dos pacientes: “Nós estamos aqui no Hospital, mas não estamos em um clima de internação. Se vocês perceberem, todas essas crianças que estão aqui em um momento lindo, divino de alegria, de esperança e de saúde também. Todas as crianças que geralmente estão hospitalizadas rompem com a sua rotina diária. Então, nós temos a obrigação de trazer, para dentro deste ambiente, uma rotina possível e saudável”, declarou.
A estudante de Psicologia Lívia Dias, 21 anos, integrante do Projeto Y – Riso e Sorriso em Saúde, reforçou que o grupo atua semanalmente no HUWC, levando a prática humanizada para as áreas de internação pediátricas e adultas. “O projeto existe há 20 anos, atuando aqui no HUWC e trazendo mais alegria, acolhimento e tornando o ambiente mais leve para os pacientes. É comprovado que a palhaçoterapia no ambiente hospitalar é muito benéfica para eles”, ressaltou Kamille Rodrigues, 21 anos, graduanda em Enfermagem e voluntária do Projeto. Também participaram Lívia Dias, estudante de Psicologia, e as discentes de Enfermagem, Klara Gadelha, 21 anos, e Lorrana Arcanjo, de 20 anos.
Alegria para pacientes e acompanhantes
A diversão promovida durante a Semana da Criança também contagiou os familiares. Gabriela Viana, mãe da pequena Maria Helena, de 11 meses, internada há quase dois meses para tratar epilepsia e hipoglicemia, relatou que as atividades trouxeram alívio para elas. “Está tornando um pouco mais leve uma coisa que é bem complicada. Estou vendo muitas crianças felizes, inclusive minha filha. Antes, só ficava dentro do quarto e, quando começaram essas atividades, saímos e estamos brincando juntas. Até os adultos estão brincando com as crianças.”
Francielly Nayara, mãe da Vitória, de 5 anos, também percebeu que as brincadeiras deixaram a filha, que está internada há quatro dias para se recuperar de uma infecção no ouvido, mais animada. “Já é tão pesado e cansativo ficar internado. Essas brincadeiras tiram um pouquinho o peso das crianças. Elas esquecem onde estão. Até a gente, mãe, relaxa um pouco”, comentou.
Thalita de Souza, mãe de Emyli Valentina, de 10 anos, que está em investigação médica por uma dor na perna, também avaliou a Semana da Criança como um respiro na rotina hospitalar. “Estar internado já muda tudo, e essas atividades ajudam muito. Elas melhoram a autoestima, trazem mais alegria e mais conforto”, concluiu.
Sobre a Ebserh
O CH-UFC faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Marília Rêgo