Notícias

APRIMORAMENTO

Gestão e fiscalização eficiente de contratos públicos é tema de capacitação no Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh/MEC

Publicado em 14/04/2021 11h01
Imagem1 07.04.2021.png
Imagem Dra Eugenie.jpeg
Imagem1 Dr Carlos Augusto.jpeg
Imagem2 05.04.2021.png
Imagem2 29.03.2021.png
Imagem3 06.04.2021.png
Imagem3 07.04.2021.png
Imagem5 29.03.2021.png
Imagem7 06.04.2021.png

Por compreender o papel estratégico das pessoas no contínuo desenvolvimento das boas práticas administrativas no Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh/MEC, foi realizada a Capacitação em Gestão e Fiscalização de Contratos, destinada a gestores e fiscais de contratos administrativos e aos demais colaboradores interessados na temática, incluindo chefes de setores e unidades. Realizado entre os dias 29 de março e 07 de abril, o curso contou com 103 participantes.

A capacitação foi ministrada por colaboradores da casa e convidados, entre eles, Felippe Vilaça Loureiro Santos, chefe do Setor de Compras e Contratos da Ebserh/Sede; e Philippe Magalhães Bezerra, procurador federal da Advocacia-Geral da União (AGU). “É sempre uma satisfação enorme debater um tema tão relevante com nossas equipes de logística e contratações. A iniciativa do CH-UFC foi excelente, dedicando mais de uma semana a uma capacitação bem abrangente sobre a gestão e a fiscalização de contratos públicos”, afirmou o convidado Felippe Vilaça.

O principal objetivo do curso foi capacitar os colaboradores, de forma completa e prática, quanto aos procedimentos rotineiramente realizados pelos gestores e fiscais de contratos, promovendo o aprimoramento contínuo. Entre os assuntos abordados, destaque para: conceitualização e aspectos normativos de fiscalização e gestão contratuais; fiscalização técnica e administrativa; gestão contratual eficaz; fiscalização de contratos e o Tribunal de Contas da União (TCU); liquidação e pagamento dos contratos; e apuração de irregularidades.

Esse curso é parte do compromisso da gestão com o profissionalismo e com o controle interno, respondendo à recomendação da Auditoria Interna. “A constante capacitação dos servidores é um dos melhores investimentos para a profissionalização e a sustentabilidade do serviço público. A obtenção da eficiência e a redução da incidência de irregularidades das contratações, com resultados satisfatórios para os usuários dos serviços públicos, passam necessariamente pelo aprimoramento e pela atualização dos conhecimentos dos agentes públicos que realizam cada etapa do processo de contratação”, avalia Eugenie Néri, gerente administrativa do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh/MEC.

Participante do curso e fiscal técnico de contrato, Felipe Lopes de Oliveira Vasconcelos, avaliou de forma muito positiva a oportunidade de aprimoramento. “Gostei bastante, pois o curso fornece uma aprendizagem voltada às nossas realidades internas, favorecendo uma verdadeira troca de informações entre os setores que devem caminhar juntos para otimizar nossos processos”, destacou. Já a gestora de contrato Joelma Maria Araujo de Oliveira ressaltou a didática adotada pelos facilitadores. “O curso foi bem esclarecedor. O conteúdo, muito bom. E a didática adotada, trazendo para a prática do dia a dia, foi excelente”, acrescentou.

Parceria

A iniciativa da capacitação foi uma parceria entre a Divisão Administrativa-financeira, o Setor de Administração e a Unidade de Contratos, com apoio logístico da Unidade de Desenvolvimento de Pessoas e da Unidade de Comunicação Social da MEAC.

Sobre a Ebserh

O Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh/MEC, formado pelo Hospital Universitário Walter Cantídio e pela Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Os hospitais universitários são, por sua natureza educacional, campos de formação de profissionais de saúde. A Rede Hospitalar Ebserh não é responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país, apenas atua de forma complementar ao SUS.

 

Jornalista responsável: Ludmila Wanbergna (MTB 1809 CE)
Unidade de Comunicação Social
Hospital Universitário Walter Cantídio
Complexo Hospitalar da UFC
Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares
comunicacao.huwc@ebserh.gov.br | 9 9265.5460