Notícias

Gerência de Ensino e Pesquisa realiza I Encontro Científico das Residências do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh

Publicado em 07/07/2021 13h52 Atualizado em 07/07/2021 14h05
Sem título.png

Fortaleza, 07 de julho de 2021 - Os Programas de Residências Uniprofissional, Multiprofissional e Médica do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh divulgam que estão com inscrições abertas para o I Encontro Científico das Residências dos Hospitais da Universidade Federal do Ceará com o tema “O aprendizado na pandemia e a residência pós-COVID-19”. As inscrições são gratuitas e têm como público-alvo os residentes em saúde do Hospital Universitário Walter Cantídio e da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand.

Os interessados podem se inscrever até o próximo dia 10 de julho, por meio do link https://www.even3.com.br/iencontrocientificoderesidentesufc2021/. Já o período para submissão de trabalhos será de 12 de julho a 06 de agosto de 2021. O encontro está marcado para o dia 18 de agosto, via plataforma virtual. Na programação constam palestras, mesas-redondas e conferências. Serão aceitos resumos nas seguintes modalidades: trabalhos originais; relatos de casos, de experiência e/ou imagens laboratoriais; e revisão de literatura, metanálises/revisões sistemáticas. Para mais informações, acesse o edital aqui: https://drive.google.com/file/d/1K0wnxeyJQf-a3qAKOWYXk5Pxt9iCTOqJ/view.

“O encontro foi esperado por muito tempo pelos grupos das residências. Ele é um marco histórico por ser o primeiro evento científico que envolve a Resmed e a Resmulti. Todos os envolvidos estão bastante empolgados e felizes com essa união de forças. É uma verdadeira integração”, explica Andréa da Nóbrega, chefe da Unidade de Gerenciamento de Atividades de Residência Multiprofissional.

O I Encontro Científico das Residências do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh é um evento científico desenvolvido pela coordenação geral das Residências em Saúde da Universidade Federal do Ceará. A iniciativa surgiu a partir da necessidade de viabilizar debate e reflexão dos participantes sobre a problemática da Covid-19 na Residência diante da evidente repercussão atual na saúde, na sociedade e na formação do residente, proporcionando aos profissionais um espaço de aprendizado sobre a pandemia e a Residência Pós-covid-19, além de incentivar a produção científica.

Sobre a Ebserh

O Complexo Hospitalar da UFC, formado pelo Hospital Universitário Walter Cantídio e pela Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Os hospitais universitários são, por sua natureza educacional, campos de formação de profissionais de saúde. A Rede Hospitalar Ebserh não é responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país, apenas atua de forma complementar ao SUS.

SERVIÇO:

I Encontro Científico das Residências do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh - “O aprendizado na pandemia e a residência pós-COVID-19”

Quando? 18 de agosto de 2021, via plataforma virtual

Inscrições? Os interessados podem se inscrever até o próximo dia 10 de julho, por meio do link https://www.even3.com.br/iencontrocientificoderesidentesufc2021/

Submissão de trabalhos científicos? Já o período para submissão de trabalhos será de 12 de julho a 06 de agosto de 2021. Para mais informações, acesse o edital aqui: https://drive.google.com/file/d/1K0wnxeyJQf-a3qAKOWYXk5Pxt9iCTOqJ/view.

 

Jornalista responsável: Ludmila Wanbergna (MTB 1809 CE)

Unidade de Comunicação Social

Hospital Universitário Walter Cantídio

Complexo Hospitalar da UFC

Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares

comunicacao.huwc@ebserh.gov.br | (85) 3366.8183 | 9 9265.5460