Notícias

Complexo Hospitalar vacina pacientes contra Influenza

Publicado em 29/04/2021 13h24
Vacinação MEAC - C TERMO.jpeg

De 12 de abril a 09 de julho de 2021, a equipe de enfermagem dos ambulatórios da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, está à frente da vacinação de pacientes gestantes e puérperas, no período de até 45 dias após o parto, que estão entre os grupos prioritários para a imunização contra a Influenza.

A campanha teve início com a imunização das gestantes em acompanhamento nos ambulatórios de Adolescente e do pré-natal de alto risco. Em breve, a vacinação será ampliada, atendendo também as demais gestantes e puérperas internadas. 

A dona de casa Emilly Ferreira está grávida de 36 semanas e foi uma das primeiras a serem vacinadas na MEAC nesta campanha. Ela é acompanhada semanalmente, por ter diabetes gestacional, e sente-se aliviada. “Ser vacinada contra gripe é uma preocupação a menos”, afirma.

Para Danila Paula, coordenadora de Enfermagem dos Ambulatórios da MEAC, a sensação de ver as pacientes sendo imunizadas é gratificante, “é contribuir, de alguma forma, com o não agravamento do cenário da saúde pública em época de pandemia”, explica.

Segundo o obstetra Edson Lucena, gerente de Atenção à Saúde da Maternidade, a vacina contra a influenza é uma das medidas de prevenção mais importantes da doença, pois além de contribuir na redução da circulação viral na população, previne as complicações e óbitos, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco, como é o caso das gestantes e puérperas.