Notícias
JANEIRO BRANCO
CH-UFC promove ação itinerante sobre saúde mental e importância da pausa no ambiente de trabalho
O ano começa com a campanha Janeiro Branco, destinada a conscientizar sobre a necessidade de colocar a saúde mental como prioridade e considerar o cuidado com a mente como um compromisso coletivo. No Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estão sendo realizadas visitas programadas às unidades do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (Meac) com a ação “Prateleira da Saúde Mental – Pausas que cuidam”.
A iniciativa é organizada numa parceria entre a Divisão de Gestão de Pessoas (DivGP) e a Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança no Trabalho (Usost), contando também com a participação de residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental. A psicóloga organizacional Geórgia Karine explicou que ação conta com a prática de meditação guiada e respiração consciente, estimulando os momentos de pausa para a mente.
A intervenção acontece de forma breve e acolhedora, respeitando o contexto hospitalar e reforçando a importância do autocuidado, segundo Geórgia mencionou. “A proposta convida os trabalhadores a identificarem o que tem causado desgaste, sobrecarga ou sofrimento psíquico no cotidiano laboral e, a partir disso, pensar em estratégias de pausas simples, possíveis e acessíveis dentro da rotina de trabalho, com foco na promoção da saúde mental”, apontou.
Conduzindo a ação, junto com Georgia está a também psicóloga organizacional Mariana Nascimento. Ela sinalizou que essas ações têm alcançado um número significativo de colaboradores que, mesmo diante da dinâmica intensa do trabalho hospitalar, refletem sobre a relação entre trabalho e saúde mental. “Esses momentos coletivos ampliam o cuidado para além do âmbito individual, promovendo um olhar mais atento às dificuldades e potencialidades das equipes. Além disso, criam espaços de escuta, troca e construção conjunta de soluções para os desafios vivenciados, repercutindo em intervenções futuras mais assertivas e alinhadas às necessidades percebidas pelos próprios colaboradores”, afirmou Mariana.
Também o chefe da DivGP, Cairo Duarte, acrescentou que a campanha reforça a importância do cuidado com a saúde mental, especialmente em um Complexo Hospitalar marcado por altas demandas e responsabilidades. “As ações da Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho promovem acolhimento, escuta e prevenção, fortalecendo o bem-estar no ambiente laboral. Como Divisão de Gestão de Pessoas, apoiamos essas iniciativas por entendermos que cuidar das pessoas é essencial para um serviço público mais humano e eficiente”, declarou.
Os locais já visitados na Meac foram o Centro obstétrico, a Emergência, o Banco de Leite Humano e a Agência Transfusional; e, no HUWC, a Unidade de Nutrição Clínica, o Laboratório, a DivGP, a Unidade de Gestão de Pós-Graduação, a Agência Transfusional, a Unidade de Gestão da Qualidade (UGQ), a Unidade de Administração de Pessoas (UAP) e a Central de Material e Esterilização (CME). Outras 17 unidades já estão agendadas para a visita ainda em janeiro.
Contando sua experiência como participante, a analista administrativa Renata Nogueira, lotada na DivGP, comentou que a ação promoveu um olhar sensível para a boa prática das pausas conscientes no cuidado consigo. “Aprendi que emoções não devem ser negligenciadas e que a qualidade de vida deve estar presente também no ambiente de trabalho. Momentos de pausas são necessários e as minhas têm sido utilizadas para beber água com atenção e tomar um café com calma na companhia dos colegas, promovendo a retomada das atividades com mais equilíbrio”.
A chefe da Unidade de Nutrição Clínica do HUWC, Priscila Taumaturgo, contou que a pausa proporcionada pelas psicólogas lembrou a importância de olhar para a nossa própria saúde mental, reconhecendo as situações que geram estresse e desconforto, e construindo, em equipe, estratégias que contribuam para mais leveza no cotidiano de trabalho. “Como chefe da unidade, considero esses momentos extremamente valiosos. Trazer para o nosso ambiente de trabalho momentos de reflexão e autocuidado fortalece os vínculos da equipe e contribui para um ambiente mais acolhedor, equilibrado e resiliente”, disse.
Também a chefe da Unidade de Processamento de Materiais Esterilizados, Clarisse Oliveira, enfatizou a importância de ter recebido a ação. “Atuando em um setor de alta demanda e ritmo intenso, entendo que proporcionar um momento de pausa e reflexão para os colaboradores é extremamente necessário e essencial. Cuidar da saúde mental contribui para um ambiente de trabalho mais leve e equilibrado, refletindo positivamente na qualidade da assistência prestada pela Unidade”.
Embora o Janeiro Branco seja um marco importante, o cuidado com a saúde mental não se encerra com a campanha. Ações como essa, assim como outras iniciativas de promoção da saúde mental, podem ser planejadas e realizadas ao longo de todo o ano, de acordo com as necessidades das unidades, com o apoio da DivGP e da Usost.
Campanha nacional
O tema deste ano é “paz, equilíbrio e saúde mental”, que traz os pilares do bem-estar, destacando a importância de buscar harmonia e equilíbrio entre as áreas emocional, físico e social.
Profissionais que atuam na área de saúde mental afirmam que o tema deve ser debatido durante todo o ano, mas a campanha do Janeiro Branco traz a oportunidade de destacar esse debate e reforçar a necessidade de promoção da saúde mental e do cuidado coletivo. O olhar atento e acolhedor pode ajudar a identificar as condições de saúde mental, os gatilhos disparadores do adoecimento e os recursos pessoais disponíveis para enfrentar eventuais crises.
Considera-se saúde mental a condição de bem-estar e equilíbrio emocional, na qual a pessoa reconhece suas habilidades, lida de forma saudável com o estresse, tendo preservadas as suas funções cognitivas e a sua capacidade de tomar decisões. Já a saúde emocional está relacionada à capacidade pessoal de identificar e lidar com as suas emoções, influenciando o comportamento e a saúde física.
Sobre a Ebserh
O CH-UFC faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Sinval Paulino e Marília Rêgo, com revisão de Andreia Pires
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh