Notícias
VALORIZAÇÃO
CH-UFC evidencia papel do farmacêutico no cuidado multiprofissional
O Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC), do qual integram o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (Meac), promoveu na última terça-feira, 20, uma programação especial em alusão ao Dia do Farmacêutico (20 de janeiro). Entre ações educativas e palestras, o objetivo foi reforçar o papel da categoria no âmbito da assistência, do ensino e da pesquisa, evidenciando sua contribuição no atendimento multiprofissional. O CH-UFC é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Ação educativa
No hall do prédio, o Setor de Farmácia Hospitalar realizou uma atividade para apresentar a farmácia e suas diferentes áreas de atuação no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), com a participação de profissionais, residentes e estagiários curriculares.
De forma dinâmica e interativa, foram apresentados os trabalhos desenvolvidos pela categoria, organizados nos eixos de Farmácia Clínica e Assistencial, Farmácia Ambulatorial, Farmácia Hospitalar (Central e Satélites), Gestão, Logística e Abastecimento, Ensino, Pesquisa e Qualidade. A chefe do Setor de Farmácia Hospitalar, Livia Valerya, destaca que essas frentes de atuação são interdependentes e se complementam no cotidiano assistencial.
“A gestão eficiente garante a disponibilidade do medicamento; a logística segura assegura o acesso no tempo certo; e a atuação clínica garante que o medicamento seja utilizado da forma mais adequada para cada paciente. Assim, o farmacêutico conecta os processos técnicos ao cuidado assistencial, fortalecendo o trabalho multiprofissional e colocando o paciente no centro da atenção.”
Livia complementa que “o farmacêutico no HUWC e no SUS desempenha um papel estratégico, sendo agente fundamental para a qualidade, a segurança e a integralidade do cuidado em saúde”.
A chefe da Unidade de Farmácia Clínica, Cinthya Andrade, ressalta que a iniciativa também foi uma oportunidade de demonstrar, de forma prática, a contribuição da categoria no contexto do ensino.
“Esse momento consolida e evidencia a atuação técnico-científica do farmacêutico no contexto do hospital universitário, que alia assistência, ensino e pesquisa como propósitos.”
Cinthya explica que, ao longo da manhã, foram desenvolvidas atividades educativas e interativas, com o uso de diversas ferramentas pedagógicas. “As ações incluíram orientações sobre o uso seguro e racional de medicamentos, esclarecimento de dúvidas de pacientes e profissionais de saúde, apresentação das áreas de atuação da Farmácia Hospitalar e Clínica, como Pediatria, Oncohematologia e Laboratório, além da troca de experiências sobre a contribuição do farmacêutico no cuidado integral ao paciente”, comenta.
Troca de saberes
A Unidade de Farmácia Clínica e Dispensação Farmacêutica também promoveu um momento especial voltado à troca de saberes e à reflexão sobre temas relevantes para a prática profissional. O evento, realizado no auditório da Gerência de Ensino e Pesquisa, contou com a palestra “Vigilância Sanitária: desafios e oportunidades para o profissional farmacêutico”, ministrada pelo farmacêutico da Anvisa, Romério Melo.
“A escolha do tema foi incentivada pela relevância da Vigilância Sanitária no cotidiano dos serviços de saúde, destacando os desafios e as oportunidades do farmacêutico na garantia da segurança do paciente, na qualidade do serviço prestado e na formação de profissionais comprometidos com boas práticas e responsabilidade sanitária”, afirma Aline Parente, chefe da Unidade de Farmácia Clínica e Dispensação Farmacêutica.
Para Aline, celebrar a data por meio de momentos de reflexão e troca de saberes é essencial para reconhecer e valorizar a profissão, além de fortalecer o compromisso com a qualidade, a ética e a segurança assistencial. “A partilha de experiências entre os profissionais amplia o aprendizado coletivo, estimula o senso de pertencimento e cria um espaço de escuta e conexão. Ao mesmo tempo, oferece uma pausa necessária na rotina intensa do ambiente hospitalar, contribuindo para a redução do estresse e a promoção do bem-estar”, conclui.
Sobre a Ebserh
O CH-UFC faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Danielle Morais
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh