Notícias

Complexo Hospitalar da UFC terá programação alusiva ao Abril Verde

Publicado em 23/04/2021 15h04 Atualizado em 23/04/2021 16h23
Imagem.jpg

Abril é o mês escolhido mundialmente para a conscientização sobre a saúde do trabalhador. As organizações reforçam a sensibilização na prevenção de acidentes e de doenças laborais. O Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh (CH-UFC/Ebserh) tem, mais uma vez, programação especial alusiva à data. Desde o início do mês, as fachadas dos dois hospitais estão iluminadas com a cor verde e, do dia 26 ao dia 30, haverá palestras online, exibição de vídeos educativos e apresentação de indicadores e documentos atualizados para prevenção de acidentes. A coordenação é da Unidade de Serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Usost) e da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

As lives serão realizadas via plataforma Teams, e abordarão os temas: “Prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais”, “O que aprendemos com os Acidentes do Trabalho”, “CIPA E Usost - Segurança do trabalho, mais que um direito, dever de todos”, “Saúde mental nos tempos de pandemia” e “A importância das vacinas na Segurança do Trabalhador da Saúde”. A educação é o fator de destaque na programação, por isso, desde o dia 13 e até o dia 28, todos os 108 plantonistas das empresas terceirizadas (vigilantes, porteiros e eletricistas) estão sendo treinados em combate a incêndio.

Segundo Ana Beatriz Diógenes Cavalcante, presidente da CIPA do CH-UFC, o evento é muito importante, pois dissemina uma série de medidas e informações que podem contribuir na redução dos riscos de incidente no trabalho. O superintendente do Complexo, Prof. Carlos Augusto Alencar Júnior, gravou vídeo convidando à participação todos os colaboradores do Complexo. “Segurança e qualidade de vida do trabalhador sempre foi prioridade nos nossos hospitais”, disse.

A Usost acompanha mensalmente os acidentes que ocorrem no CH-UFC e, comparando os dados de 2019 e 2020, constatou uma redução de 10%. A maior parte das ocorrências (50%) acontece durante o uso de materiais perfurocortantes, como agulhas e bisturis. Os outros acidentes geralmente estão relacionados ao contato com respingos de sangue ou secreção nas mucosas ocular ou oral. Com base nessas informações, a Usost e a CIPA têm direcionado e intensificado as ações preventivas, como treinamentos e campanhas institucionais.

Confira a programação completa das lives aqui

Conteúdo relacionado