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Comunidade Hospitalar
COVID-19: Um ano de atuação do Ambulatório de Colaboradores do HUJM
Em 31 de março de 2020, ocorreu a criação do Ambulatório de Covid-19 para Colaboradores do Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM-UFMT/Ebserh), sob gestão da Unidade de Infectologia e Dermatologia (UID) e do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NVEH). Ao longo desse período, foram contabilizados 916 casos suspeitos da doença na comunidade hospitalar, 336 confirmados e um óbito – taxa de aproximadamente 0,3%.
À época, o ambulatório foi idealizado simultaneamente com a designação do HUJM como referência de atenção a casos graves de Covid-19 e também, com o estabelecimento do Comitê de Gerenciamento de Crise da Epidemia de Coronavírus (CGCEC), composto por diversos gestores da Instituição.
O gerente de Atenção à Saúde, Cassiano Moraes Falleiros, reforçou que os protocolos, rotinas e fluxos seguem fielmente as orientações das autoridades sanitárias, como a Organização Mundial de Saúde [OMS] e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária [Anvisa] e sempre em sintonia com a comunidade científica.
Na visão do gerente, a multidisciplinaridade é um fator-chave na condução dos processos no Ambulatório de Colaboradores, que, também é uma das características principais do HUJM. “Diversos profissionais, de forma integrada, desenvolveram uma linha de cuidado para monitorar os casos, desde do diagnóstico, tratamentos dos sintomas, monitoramento e evolução de cada caso. Esse trabalho integrado é um diferencial para a busca pela excelência, primando pela recuperação e bem-estar integral da comunidade hospitalar”, pontuou.
O cuidado inicial foi em relação a esclarecimentos e atenção aos colaboradores com sintomas respiratórios, sob a premissa da alta probabilidade de exposição dos profissionais ao vírus.
“Para casos leves, inclui medidas de suporte e conforto, isolamento domiciliar e monitoramento até a alta do isolamento. Para casos graves, deve-se proceder a transferência imediata para um dos leitos destinados ao manejo de Covid-19 do serviço. Os casos com sintomas mais exuberantes ou na presença de comorbidades poderão exigir avaliação laboratorial e radiológica, conforme avaliação clínica”, enumerou a infectologista Danyenne Rejane de Assis.
“O Ambulatório é importante pela atuação estratégica nas seguintes frentes: identificação, notificação e monitoramento oportunos dos casos suspeitos, realização de exames, interromper o ciclo de transmissão da Covid-19, ações direcionadas aos setores com colaboradores confirmados, como limpeza terminal, revisão de ambientes, identificação e monitoramento de contatos na esfera laboral, e encerramento oportuno dos casos notificados”, explicou a coordenadora do NVEH, enfermeira Rayssa Basílio dos Santos Arantes.
O ambulatório é uma opção de avaliação clínica dos colaboradores, em atuação no ambiente hospitalar (servidores, empregados públicos, terceirizados, estudantes e residentes) que apresentem sintomas respiratórios para que sejam tomadas as condutas oportunas de manejo dos sintomas, notificação e isolamento. Por sua vez, os atendimentos são realizados presencialmente e por telemedicina. No final de 2020, foram realizadas atividades de extensão, como a capacitação aos profissionais para condução de testes RT-PCR em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai-MT).
“São realizados atendimentos em várias etapas para verificar a confirmação, gravidade e, a partir daí, traçar estratégias para recuperação plena do paciente e mitigar a disseminação do novo coronavírus”, finalizou a coordenadora do NVEH.
Para atendimento no Ambulatório de Colaboradores, entrar em contato pelo telefone (65) 3615-7239.