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BR-116/RS: DNIT alerta para interdição parcial na ponte sobre o rio dos Sinos a partir desta quarta (24)

Publicado em 23/11/2021 14h52 Atualizado em 23/11/2021 16h06
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O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) alerta para bloqueio parcial da pista interior-Capital, no km 245 da BR-116/RS, junto à ponte sobre o rio dos Sinos, em São Leopoldo. O tráfego da faixa de rolamento da direita será interrompido das 22 horas de quarta-feira (24) até as 6 horas de quinta-feira (25) para a colocação das pré-lajes da nova ponte. A interrupção volta a acontecer no mesmo horário na quinta-feira, na sexta-feira (26) e no sábado (27), sempre à noite, para a conclusão do serviço. O local contará com sinalização ostensiva, inclusive com dispositivos noturnos, para garantir a segurança dos usuários da rodovia e dos trabalhadores.

Durante os quatro dias de operação, vão ser lançadas 266 unidades de pré-lajes que compõem os vãos dos extremos, intermediário e central da nova ponte sentido interior-Capital. Esses elementos pré-moldados possuem três metros por um metro e pesam 750 quilos cada um. Após a instalação total das pré-lajes, as equipes seguem com a concretagem das lajes dando forma à pista.

O bloqueio parcial acontece nos horários de içamento das pré-lajes (das 22 horas às 6 horas), ficando a rodovia totalmente liberada ao tráfego durante o dia.

 

O complexo – As obras das duas travessias iniciaram em março deste ano. Ao todo, serão construídas quatro novas pontes, paralelas às existentes, duplicando o número de faixas de trânsito de duas para quatro por pista na BR-116/RS, no complexo dos Sinos. Serão duas pontes sobre o canal principal e outras duas na várzea do rio dos Sinos. Este ponto é considerado um dos principais gargalos no tráfego do trecho metropolitano da rodovia – onde cerca de 140 mil veículos transitam diariamente.

As pontes sobre o canal principal, quando concluídas, terão 100 metros de comprimento e 11,3 metros de largura, com duas novas faixas de tráfego, passeio e ciclovia. Com cinco vãos de 20 metros, cada uma é composta por seis blocos de fundação. Cada bloco é suportado por oito estacas do tipo raiz, com 40 centímetros de diâmetro e comprimentos variáveis de oito a 13 metros. De acordo com o projeto, as estacas estão de dois a três metros cravadas em rocha, no subleito do rio.

Solução similar será adotada para as duas pontes da várzea do rio dos Sinos.  Elas serão construídas ao lado das duas existentes, possibilitando a reconfiguração atual de duas faixas de tráfego, por sentido, para quatro faixas. Neste caso, as novas estruturas terão 60 metros de extensão e 11,3 metros de largura, com duas novas faixas de tráfego, passeio e ciclovia.

Este complexo de travessias integra o lote 1 das obras de melhoramentos físicos e de segurança de tráfego da rodovia, no qual está prevista uma reformulação significativa em um segmento de 38,5 quilômetros, entre Novo Hamburgo e Porto Alegre.

Coordenação-Geral de Comunicação Social - DNIT