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Ouvidoria do DNIT aprimora atendimento ao cidadão em 2020

Fala.BR se consolida como canal de diálogo com a sociedade
Publicado em 10/06/2021 17h42 Atualizado em 10/06/2021 17h44
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A Ouvidoria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) publicou, nesta quinta-feira (10), seu relatório de gestão do ano de 2020. O documento traz os principais resultados da unidade no ano passado e apresenta um relato das melhorias organizacionais implementadas no setor. A publicação atende às exigências da Portaria CGU nº 581, de março de 2021, que estabelece orientações para o exercício das competências das unidades do Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo federal. 

O ano de 2020 foi um período de redesenho dos fluxos de trabalho da Ouvidoria do DNIT. Os resultados dessa reestruturação podem ser constatados a partir de dados extraídos do Painel Resolveu, ferramenta da Controladoria-Geral da União (CGU) que reúne informações sobre manifestações de Ouvidorias da administração pública.  

Comparando com o ano anterior, é possível verificar que houve uma redução do tempo médio de resposta em aproximadamente 21%, uma diminuição de 16 pontos percentuais em demandas não resolvidas, além de um aumento em escala nas demandas com resolução satisfatória ao usuário. 

Todo esse trabalho é fruto de um alinhamento entre a sede do DNIT e os representantes da Ouvidoria nas Superintendências Regionais na condução das demandas, desde a sua triagem, análise, redação, até chegar à resposta do cidadão. 

Fala.BR – Em relação aos atendimentos realizados pelo Fala.BR, plataforma integrada de acesso à informação e ouvidoria do Poder Executivo Federal, também da CGU, o total de manifestações, em 2019, foi de 3.610. Em 2020, esse número chegou à marca de 4.199 demandas registradas pelo cidadão, considerando apenas neste canal, sem contar os números de atendimentos telefônicos.  

Entre os principais assuntos demandados pelos cidadãos estão as questões relacionadas a multas, transporte rodoviário e obras. 

A consolidação e o fortalecimento do Portal Fala.BR, como canal prioritário de recebimento de manifestações, ampliam a transparência do órgão e possibilitam ao cidadão exercer maior controle social frente à atuação da Autarquia. 

Saiba mais - A Ouvidoria é uma das instâncias de integridade do DNIT e tem como missão servir como elo entre o cidadão e a administração pública. Para entrar em contato com o Departamento, clique aqui e faça sua manifestação pelo Fala.BR. 

Coordenação-Geral de Comunicação Social - DNIT