Notícias

Educação

Curso de formação do Programa Conexão DNIT atinge objetivos

Publicado em 09/09/2020 16h02 Atualizado em 09/09/2020 16h03
WEBI.png

O Curso de Formação de Educadores da fase-piloto do Programa Conexão DNIT se aproxima da fase final. Entre os cerca de mil inscritos, em sua maioria, educadores que atuam em 11 estados e no Distrito Federal.

Metas alcançadas - Os relatos apontam que as principais metas da formação estão sendo alcançadas: sensibilizar os participantes para a importância de abordar a Educação para o Trânsito de forma transversal nas escolas, além de apresentar o modelo conceitual do material paradidático do Programa Conexão DNIT e todas as funcionalidades e ferramentas do portal e aplicativo. De maneira geral, a proposta é oferecer suporte aos educadores para que a Educação para o Trânsito faça parte dos planejamentos deles, com ênfase em como e em quando trabalhar com as atividades educativas disponibilizadas pelo Programa.

Depoimentos dos participantes - Os depoimentos dos cursistas no portal e no aplicativo do Programa Conexão DNIT revelam que o curso vem atingindo os objetivos que planejou.

Para Elaine Maria Marceti, “o curso é uma ótima oportunidade para o enriquecimento do saber”. Já a educadora Francisca Lícia Silva reflete sobre o caráter dialógico do Programa, “Estou amando o curso! Há muito compartilhamento de informações, tanto a gente aprende como ensina. Sem falar em todo o suporte que o curso tem, os e-mails, os lembretes...cada dia uma nova aprendizagem e um novo desafio! ”.

Por sua vez, o educador Willian Querobino destacou algumas características do modelo conceitual do Conexão DNIT, “Gostando muito do curso! Aborda a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), estudamos transversalidade e fizemos um mapa mental bem interessante até agora! ”.

A professora Maria Helena Bezerra, de Assú (RN), revela a importância do curso e a urgência da Educação para o Trânsito para as unidades de ensino localizadas próximas às rodovias, “Estou gostando do curso, vai ser muito importante no trabalho de esclarecimento para os alunos e familiares de nossa escola, localização na zona rural com acesso pela BR-304. Os frequentadores da escola usam vários meios de transportes: motos, bicicletas, carros, ônibus escolar e muitas vezes observamos o uso não seguro dos transportes”, conta Maria Helena. Com o curso, a professora acredita que terá condições de levar, à comunidade escolar (estudantes, familiares e educadores), informações importantes para preservar vidas no trânsito.

Como acessar o Programa Conexão DNIT? O acesso às plataformas on-line do Programa Conexão DNIT, em sua fase-piloto, pode ser feito no Portal, por meio do endereço https://conexao-dnit.labtrans.ufsc.br/, ou no aplicativo disponível para Android na loja da Play Store.

Coordenação-Geral de Comunicação Social - DNIT