Notícias

Educação

Conexão DNIT é apresentado no 5º Encontro Nacional de Educadores

Publicado em 20/11/2020 17h34
WEB3.jpg

O Programa Conexão DNIT foi apresentado no 5º Encontro Nacional de Educadores do Sistema Nacional de Trânsito. O evento foi organizado pelo Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN, e ocorreu no último dia 19 de novembro, via Facebook.

O Coordenador-Geral de Operações Rodoviárias do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Bráulio Fernando Lucena Borba Junior, apresentou o programa criado pelo órgão em cooperação com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans).

O Programa Conexão DNIT foi concebido como uma iniciativa estruturada em rede e direcionada para as escolas de Ensino Fundamental e se destaca por oferecer uma proposta de metodologia inovadora, sustentável e colaborativa de Educação para o Trânsito. Através de seu portal web e aplicativo, o Conexão DNIT disponibiliza um banco de atividades que articulam conteúdos de trânsito com os conteúdos de todas as disciplinas, a partir dos objetos de conhecimento previstos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os anos escolares de 1º a 9º.

Em sua apresentação, Bráulio enfatizou que, além de ofertar o material paradidático, uma das metas do Conexão DNIT é, até 2023, capacitar 7.500 professores de todo o Brasil por meio de cursos de Educação para o Trânsito, na modalidade EaD.

Bráulio salientou, também, que o Programa contempla as especificidades e demandas dos nove anos do Ensino Fundamental, a partir de três grandes temas: O trânsito no contexto do letramento (1º e 2º ano); O trânsito no lugar de vivência (3º, 4º e 5º ano); e O trânsito no espaço social (6º, 7º, 8º e 9º ano). Em sua exposição, abordou, ainda, que as atividades do Programa visam ao desenvolvimento da percepção e da consciência de risco no trânsito e a promoção de atitudes seguras que devem ser adotadas por pedestres, ciclistas, passageiros e condutores de veículos motorizados para preservar vidas.

Foi destacado, por fim, que por ser totalmente on-line, o Conexão DNIT se diferencia por não demandar investimentos financeiros por parte das escolas.

Os encontros de educadores do Sistema Nacional de Trânsito acontecem anualmente no mês de agosto, mas, em razão da pandemia da COVID-19, em 2020, o V Encontro Nacional de Educadores do Sistema Nacional de Trânsito foi realizado via Facebook, entre os dias 19 e 20 de novembro. Além do Conexão DNIT, durante a mesma live, também foram apresentados outros dois programas de Educação para o Trânsito. Silei Kuiava, Coordenadora de Prevenção e Atendimento a Acidentes, abordou sua experiência com o EDUCAR, programa desenvolvido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Francisco Garonce, diretor-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), por sua vez, falou sobre o EDUCA, iniciativa criada pelo Observatório. A conversa foi mediada por Everaldo Valenga Alves, Coordenador-Geral de Educação e Saúde do DENATRAN.

Coordenação-Geral de Comunicação Social - DNIT