Notícias

Você sabia que o Depen reúne dados sobre Covid-19 no sistema penitenciário desde março de 2020?

Publicado em 26/05/2021 17h46
intranet_vc_sabia_608x226px_10_dados_covid_mar20.jpg

Brasília, 26/05/2021 - Desde o início de casos registrados da Covid-19 no Brasil, o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) divulga o Painel de Monitoramento dos Sistemas Prisionais “Medidas de Combate a Covid-19”. O Painel foi lançado no dia 19 de março de 2020 e, desde então, compila dados como casos suspeitos e detectados nos Estados e Distrito Federal a partir das informações fornecidas pelos gestores prisionais do sistema penitenciário brasileiro.

Os dados do Painel são apenas das Secretarias de Administração Penitenciária e pastas correlatas das Unidades Federativas e do Sistema Penitenciário Federal, excluindo-se dados do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF), das cadeias públicas sob responsabilidade das Secretarias de Segurança Pública e das pessoas presas em delegacia de polícia, além de dados de servidores.

O sistema penitenciário está com a taxa de letalidade em razão da COVID-19 em 0,36%, até dia 21/05, graças às ações realizadas pelas Secretarias de Administração Penitenciária e pastas correlatas com apoio do Depen, mesmo após mais de um ano de pandemia. Comparando os dados com a população livre, a taxa de letalidade entre os custodiados no sistema penitenciário brasileiro é 7,7 vezes menor.

Todos podem acompanhar também os dados de suspensão de visitas por causa da pandemia, os insumos doados às Secretarias de todo o Brasil para prevenir e combater a Coronavírus. Clicando em cada Unidade Federativa pode ser constatado a data da última atualização enviada ao Depen.
Além disso, o Departamento também monitora casos suspeitos e confirmados nas prisões de outros países no campo “Em sistemas prisionais mundiais”. Para atualização, as informações são obtidas por meio de fontes abertas não oficiais. Clicando em cada país é possível consultar a data dos últimos dados encontrados para composição deste painel.

Os dados do monitoramento de casos do sistema penitenciário brasileiro são atualizados diariamente à medida que são recebidos pelo Depen. As informações sobre visitas, casos em outros países, assim como das doações de insumos, são atualizados quinzenalmente.
O objetivo do painel "Medidas de combate à Covid-19" é, além de zelar pela transparência das informações, acompanhar e apoiar as medidas preventivas da doença.


Acesse o Painel aqui

Serviço de Comunicação Social do Depen