Notícias

Reunião do CNPCP trata sobre iniciativas de oferta de educação superior para privados de liberdade

Publicado em 10/06/2021 17h51 Atualizado em 10/06/2021 17h52
Reunião CNPCP.jpeg

Brasília, 10/06/2021 - Nesta quinta-feira (10), o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) realizou a 473ª Reunião Ordinária, por meio de encontro virtual presidido pelo Conselheiro Márcio Schiefler Fontes. Entre outros itens da pauta, teve destaque o acompanhamento de iniciativas de oferta de educação superior, na modalidade remota, para pessoas privadas de liberdade.

Para tratar sobre a questão, a reunião contou com o Secretário Nacional de Educação, Wagner Vilas Boas, com a reitora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), professora Ludmilla Carvalho, e com a representante do Departamento Penitenciário Nacional, Cristiane Lima Araújo, Coordenadora Geral de Assistência nas Penitenciárias da Diretoria do Sistema Penitenciário Federal do Depen.
Houve também a apresentação, por grupo de trabalho formado pelos Conselheiros Davi Silva (presidente), Salise Sanchotene (relatora), Vanessa Luz e Ulysses Gonçalves, de proposta de resolução acerca da atuação dos Conselhos Penitenciários dos Estados e do Distrito Federal no papel de planejamento e de apoio à fiscalização dos recursos do FUNPEN, aprovada por unanimidade.
Da mesma forma, aprovada por unanimidade, foi proposta de resolução no sentido de eliminar tomadas e pontos de energia nas celas das unidades prisionais.
Participaram da reunião plenária de junho os Conselheiros Antônio Suxberger; Alessio Aldenucci; Davi Silva; Diego Mantovaneli do Monte; Francisca Hildeth; Gustavo Emelau Marchiori; Luiz Carlos Rezende; Jocemara Rodrigues; Juliana Zappalá Porcaro Bisol; Leandro Lima; Marcelo Mesquita; Paulo Sorci; Pedro Eurico; Pery Shikida; Salise Monteiro Sanchotene; Ulysses Gonçalves Junior; Vanessa Luz; Walter Nunes; e Wilson Salles Damazio.
A próxima reunião do Conselho está agendada para o dia 1º de julho de 2021.

 

Serviço de Comunicação Social do Depen