Chefe da RBJID, Brigadeiro do Ar Edson Fernando da Costa Guimarães

Publicado em 30/12/2020 18h45 Atualizado em 11/02/2021 11h58

Ao ser nomeado para o Cargo de Chefe da Representação do Brasil na Junta Interamericana de Defesa, o Brigadeiro do Ar Edson Fernando da Costa Guimarães chefiava a Subdiretoria de Contratos e Convênios da Diretoria de Economia e Finanças da Aeronáutica, sediada em Brasília, Distrito Federal.

Foi promovido ao posto atual em 31 de março de 2019.
Nascido em 23 de abril de 1969, na Cidade de Niterói – Rio de Janeiro, é filho do Senhor Nivaldo Guimarães (in memorium) e da Senhora Márcia da Costa Guimarães.
Incorporou à Força Aérea Brasileira em 1º de fevereiro de 1984 e concluiu o Curso de Formação de Oficiais Aviadores, sendo declarado Aspirante a Oficial, em 14 de dezembro de 1990.

Além da formação acima mencionada, possui os seguintes cursos acadêmicos: Tática Aérea, Aperfeiçoamento de Oficiais, Pós-Graduação em Análise de Sistemas, Especialização em Alta Gestão Executiva (UNILINS), Curso de Altos Estudos em Defesa da Escola Superior de Guerra.

O Brigadeiro Guimarães concluiu com distinção o Mestrado em Engenharia de Sistemas de Guerra Eletrônica pela Naval Post graduate School (US Navy), tendo recebido o Prêmio de “Outstanding Academic Achievement Award for International Students”.

Já na área operacional, realizou os cursos de Piloto de Transporte, Básico de Guerra Eletrônica (1º/7ºGAV – 1993), Electronic Warfare Simulation Course (França), Engenharia de Requisitos e Electronic Warfare Project Management (Estados Unidos).
Entre os diversos cargos ocupados, destacam-se os desempenhados no início da carreira no 4º Esquadrão de Transporte Aéreo (4º ETA), no Centro de Guerra Eletrônica do Comando-Geral do Ar.

Nos anos de 2009 e 2010, comandou o 4º Esquadrão de Transporte Aéreo, em São Paulo, responsável por realizar missões de transporte aéreo e de tropa, ligação de comando, evacuação aeromédica e transporte de órgãos em apoio às instituições civis e militares sediadas nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Depois de realizar o Curso de Comando e Estado-Maior em 2011, o então Coronel Guimarães foi nomeado Assessor-Chefe Militar para Assuntos de Aeronáutica do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

O Brigadeiro Guimarães possui as medalhas Mérito Santos Dumont, Nero Moura, Governador Pedro de Toledo, Mérito Tamandaré, do Pacificador, Militar de Ouro, Ordem de Rio Branco, Ordem do Mérito Aeronáutico, Ordem do Mérito da Defesa, Ordem do Mérito Naval, Ordem do Mérito Aeronáutico, Ordem do Mérito Militar, da Vitória, Ordem do Mérito Judiciário Militar.

É casado com a senhora Lígia Marisa Ceci Guimarães e possui um filho, Gustavo Ceci Guimarães.