Notícias

Ordem do Dia - Aniversário de 21 anos do Ministério da Defesa

Publicado em 09/06/2020 19h12 Atualizado em 09/06/2020 19h35

 

ORDEM DO DIA

ANIVERSÁRIO DE 21 ANOS DO MINISTÉRIO DA DEFESA

 

O Ministério da Defesa (MD) chega ao seu 21º aniversário, mas a memória da nossa Pasta é centenária. Desde a criação da Marinha e do Exército, em 1822, e da Força Aérea, em 1941, as Forças Armadas do Brasil cumprem o seu propósito de manter a paz e a estabilidade para que os brasileiros possam escolher como construir as suas vidas.

O Brasil adentrou o século XXI com uma nova estrutura para sua defesa. A criação do MD, em 1999, possibilitou maior integração entre as três Forças Armadas e contribuiu para o desenvolvimento de uma nova percepção doutrinária de operações conjuntas. O Ministério consolidou a relação entre civis e militares, que trabalham juntos para expandir os potenciais de defesa, modernizar nossos meios e manter a capacidade de dissuasão do Brasil.

Formamos parcerias com nações amigas para desenvolver projetos estratégicos, com prioridade para a autonomia tecnológica e o fortalecimento da nossa Base Industrial de Defesa.

Sob a coordenação do Ministério da Defesa, a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira emprestam suas competências no apoio aos órgãos federais e aos governos estaduais e municipais em múltiplas tarefas. O patrulhamento das fronteiras, o combate ao narcotráfico e ao contrabando, a garantia da lei e da ordem nos centros urbanos e no combate aos ilícitos ambientais na Amazônia são exemplos mais evidentes. Além disso, empresta ajuda às ações humanitárias de acolhimento de imigrantes, à busca e ao salvamento de vítimas de desastres, e à Justiça Eleitoral durante as eleições. Também cruzamos nossas fronteiras em missões de paz pelo mundo, levando humanidade aos que precisam.

O Projeto Rondon promove o engajamento dos universitários com as diferentes realidades sociais e culturais do País. O Calha Norte amplia a presença do Estado nas fronteiras para a defesa e a integração nacional. Com os olhos voltados para o futuro, apostamos em nossos jovens induzindo a cultura desportiva, com o Programa Forças no Esporte. Ajudamos a preparar atletas de alto rendimento em competições internacionais com reconhecido sucesso. Mudamos vidas e levamos esperança para milhares de famílias brasileiras.

Essa é uma oportunidade de reverenciar os que nos antecederam e nos legaram um patrimônio relevante de credibilidade das Forças Armadas, que foi construído com entregas discretas em todos os recantos do Brasil. Uma construção feita com o cuidado insistente, para fazer parte das soluções.

Seguimos esse mesmo modelo nas três operações que hoje estão em andamento: a ajuda na contenção da COVID-19, que envolve mais de 30 mil militares das Forças Armadas; a Operação Verde Brasil 2, empenhada no combate aos ilícitos ambientais no ambiente amazônico; e a Operação Acolhida, que recebe e ajuda milhares de imigrantes venezuelanos necessitados que se deslocam para o Brasil.

Por fim, agradecemos os servidores civis e militares do Ministério da Defesa pelos resultados do seu empenho. Alguns deles são distinguidos hoje com a Ordem do Mérito da Defesa em reconhecimento aos serviços relevantes que nos prestaram. Eles são o nosso maior exemplo.

Muito obrigado.

 

FERNANDO AZEVEDO E SILVA
Ministro de Estado da Defesa