Notícias

Militares fazem campanhas de doação de sangue por todo o País

Publicado em 11/09/2020 17h06

 

Brasília (DF), 11/09/2020 - Durante a pandemia de Covid-19, o número de doações caiu significativamente. Para repor os estoques, os militares desenvolvem campanhas de doação de sangue por todo o País. Um exemplo são os 28 militares voluntários do 2º Grupo de Artilharia de Campanha Leve, Regimento Deodoro, que doaram sangue de forma voluntária no Hemonúcleo de Sorocaba, na quarta-feira (9).

MD_NOTICIAS_20200911_NOT02_F01.jpeg

Já em Itaqui, no Rio Grande do Sul, foram os militares do 1º Regimento de Cavalaria Mecanizado que doaram sangue na Agência Transfusional do Hospital São Patrício. A ação faz parte da campanha de doações coordenada pelo Comando Militar do Sul (CMS), em toda a região.

Ação Assistencial
Aproximadamente duas toneladas de legumes e verduras, 200 doses da vacina contra influenza e 2 mil máscaras descartáveis foram doadas, na quinta-feira (10), pela Marinha. A ação foi organizada por meio do Comando Conjunto Leste, no Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais (CTecCFN). Foram beneficiadas mais de 120 famílias em situação de vulnerabilidade social, cadastradas pela Pastoral da Criança, na região de Parada de Lucas.

MD_NOTICIAS_20200911_NOT02_F02.jpeg

Na ocasião, os interessados também puderam cortar cabelo gratuitamente e prestigiar a apresentação de músicos da Força de Fuzileiros da Esquadra. Durante a preparação e a distribuição de alimentos, e na prestação do serviço de corte de cabelo, foram observados os procedimentos sanitários e as medidas de higienização, de acordo com o protocolo das Forças Armadas.

Desinfecção
O Comando do 8º Distrito Naval desinfectou três instalações das agências dos Correios em São Paulo. A atividade foi realizada pelo Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais (GptOpFuzNav) e por militares do Exército Brasileiro qualificados em Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR).

MD_NOTICIAS_20200911_NOT02_F03.jpeg

A ação envolve a interação entre as Forças Armadas no Estado de São Paulo, e é conduzida pelo Comando Conjunto Sudeste dentro do contexto da Operação Covid-19, que visa manter a prontidão dos militares no combate à pandemia.

Operação Covid-19
O Ministério da Defesa ativou, em 20 de março, o Centro de Operações Conjuntas, para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate ao novo coronavírus. Nesse contexto, foram ativados dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), de funcionamento permanente. A iniciativa integra o esforço do governo federal no enfrentamento à pandemia.
Divulgao-768x76.jpg
As demandas recebidas pelo Ministério da Defesa, de apoio a órgãos estaduais, municipais e outros, são analisadas e direcionadas aos Comandos Conjuntos para avaliarem a possibilidade de atendimento. De acordo com a complexidade da solicitação, tais demandas podem ser encaminhadas ao Gabinete de Crise, que determina a melhor forma de atendimento.

Por Tenente Tássia, com informações dos Comandos Conjuntos.
Fotos: divulgação Forças Armadas

Para acessar fotos da Operação COVID-19, visite os Flickrs da Operação. (Link1/Link2/Link3)

Saiba mais:
Áreas de grande circulação de pessoas precisam ser higienizadas com frequência
Desinfecção constante evita proliferação do novo coronavírus
Ações de conscientização sobre a Covid-19 são intensificadas

Confira os destaques da semana:

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071