Notícias

Higienização e ação social são constantes para evitar a proliferação do novo coronavírus

Publicado em 16/10/2020 16h57 Atualizado em 16/10/2020 17h09

 

Brasília (DF), 16/10/2020 - Em tempos de pandemia, a prontidão dos militares para o combate é permanente. O Comando Conjunto Sul, por intermédio do 1º Regimento de Carros de Combate, higienizou, no dia 14 de outubro, o Hospital Municipal de São Pedro do Sul (RS), que conta com grande fluxo diário de pessoas.

Enquanto isso, militares de Organizações Militares subordinadas ao Comando do 4° Distrito Naval atuaram na desinfecção da Praça Santuário de Nazaré, em Belém (PA), para combater a proliferação do novo coronavírus, por ocasião da 228ª edição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. A desinfecção foi executada por 24 militares da Equipe Resposta Nuclear, Biológica, Química e Radiológica do Comando do 4º Distrito Naval, que tem seu núcleo no 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas (BatlOpRib).

Já o Comando Conjunto Sudeste, por meio do 2º Grupo de Artilharia de Campanha Leve -Regimento Deodoro, descontaminou os ambientes internos e externos do 1º Distrito Policial do município de Itu (SP). Uma equipe composta por 12 militares pulverizou uma solução de quaternário de amônia com o intuito de desinfectar as áreas de grande circulação de pessoas na delegacia.

Ação Social
Em outra frente de atuação, o Comando Conjunto do Leste realizou, na quinta-feira (15), ação social no Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais (CTecCFN), no bairro de Parada de Lucas (RJ). O intuito foi colaborar com a comunidade local, a fim de reduzir os danos causados pela pandemia do novo coronavírus. Foram prestados serviços de vacinação contra influenza, além de corte de cabelo masculino e distribuição de, aproximadamente, meia tonelada de hortaliças sortidas.

Operação Covid-19

O Ministério da Defesa ativou, em 20 de março, o Centro de Operações Conjuntas, para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate ao novo coronavírus. Nesse contexto, foram ativados dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), de funcionamento permanente. A iniciativa integra o esforço do governo federal no enfrentamento à pandemia.

Divulgao-768x76.jpg

As demandas recebidas pelo Ministério da Defesa, de apoio a órgãos estaduais, municipais e outros, são analisadas e direcionadas aos Comandos Conjuntos para avaliarem a possibilidade de atendimento. De acordo com a complexidade da solicitação, tais demandas podem ser encaminhadas ao Gabinete de Crise, que determina a melhor forma de atendimento.

Por Tenente Fraga, com informações dos Comandos Conjuntos.
Fotos: divulgação Forças Armadas

Para acessar fotos da Operação COVID-19, visite os Flickrs da Operação. (Link 1/Link 2/Link 3)

Saiba mais:
Militares permanecem mobilizados contra a Covid-19
Militares atuam em medidas de prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus
Forças Armadas higienizam locais públicos no Rio de Janeiro e realizam doação de sangue

Confira os destaques da semana:

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071