Desporto Militar

Departamento de Desporto Militar

A Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB) foi criada em 1956 e integra o Departamento de Desporto Militar (DDM) do Ministério da Defesa. Atualmente esta Comissão exerce a presidência da União Desportiva Militar Sul-Americana ­ (UDMSA) e também é filiada ao Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM).

A CDMB tem a responsabilidade de elaborar o planejamento estratégico do desporto militar para as Forças Armadas e, para tanto, trabalha em consonância com as Comissões de Desportos da Marinha (CDM), do Exército (CDE) e da Aeronáutica (CDA).

Dentre as finalidades que lhe são atribuídas, destacam-se a implantação da política desportiva militar nas Forças Armadas, a organização e a direção das competições entre a Marinha, o Exército e a Aeronáutica, a seleção de equipes para representação do Brasil nos eventos esportivos militares internacionais, a contribuição para o aprimoramento técnico­ desportivo da sociedade brasileira como um todo e a ampla divulgação do desporto brasileiro, ao projetar o nome do Brasil no cenário desportivo internacional.

O principal programa desenvolvido pelo Ministério da Defesa junto com as Forças Armadas, no âmbito esportivo, é o Programa de Incorporação de Atletas de Alto Rendimento (PAAR), o qual tem por finalidade reforçar as equipes desportivas militares nas diversas competições do CISM e também contribuir para o esforço olímpico nacional.

Atualmente todas as ações da CDMB são alinhadas ao trabalho estratégico do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e ao planejamento de confederações e clubes, com o objetivo de fortalecer o esporte brasileiro.