Comprasnet

Publicado em 06/08/2020 18h55 Atualizado em 26/02/2021 12h17

O Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais – SIASG, instituído pelo art. 7º do Decreto nº1.094, de 23 de março de 1994, é o sistema informatizado de apoio às atividades operacionais do Sistema de Serviços Gerais – SISG. Sua finalidade é integrar os órgãos da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional.

O Siasg é o sistema onde são realizadas as operações das compras governamentais dos órgãos integrantes do Sisg. O Sistema inclui:

  • Divulgação e a realização das licitações;
  • Emissão de notas de empenho;
  • Registro dos contratos administrativos;
  • Catalogação de materiais e serviços;
  • Cadastro de fornecedores.

Os órgãos que não integram o SISG podem utilizar o SIASG, integralmente ou em módulos específicos, por meio de adesão formal para uso do sistema, mediante assinatura de termo de adesão.

Comprasnet 4.0 é um sistema batizado assim, por se tratar de uma estrutura evolutiva do hoje conhecido Comprasnet. Uma alusão à Industria 4.0.

Atualmente o sistema conta com um escopo já ampliado das demais etapas do ciclo de vida da compra pública. Apesar de estar ainda em evolução, já conta com alguns novos subsistemas: planejamento institucional e anual de compras (PGC); primeiro módulo da fase interna e preparatória das licitações (ETP Digital); gestão e fiscalização contratual (Comprasnet Contratos); nova sala de disputa de licitações para usuário fornecedor totalmente reestruturada e um aplicativo mobile que possibilita acesso facilitado a oportunidades de venda para o Governo. 

Ao final, o ecossistema Comprasnet 4.0 deverá ser um sistema único e integrado, permitindo a operacionalização e controle de diversas etapas ao longo do ciclo de vida da compra pública. Será possível aos servidores públicos, gestores de governo, fornecedores, órgãos de controle e cidadãos interagirem entre si, no sistema, e com o sistema, extraindo dele, seu objetivo final.

Acesse o novo Comprasnet 4.0. 

icone-comprasnet-azulajustado.png

Ao ser habilitado no ambiente produção, o usuário também terá acesso ao ambiente treinamento

Acesso ao ambiente de Treinamento

Manual                                   Legislação