Sustentabilidade

Publicado em 07/08/2020 15h38

 A sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável são temas que vêm ganhando destaque na agenda política da Administração Pública ao longo dos últimos anos. Diante dessa nova realidade, o setor público está mais consciente sobre a relevância do seu papel indutor de transformações estruturais nos principais setores produtivos e de consumo sustentáveis.

Nessa linha, as contratações públicas sustentáveis vêm desempenhando papel fundamental na implementação das políticas públicas, no fomento às inovações tecnológicas, na transparência e controle social.

As contratações públicas mobilizam tanto o setor governamental, quanto o setor privado, quando este busca implementar mudanças na direção da ecoeficiência, com uso racional e sustentável dos recursos. Assim, o poder de compra do Estado passa a ser um instrumento de proteção ao meio ambiente e de desenvolvimento econômico e social.

Conforme esse contexto de valorização das compras governamentais, como meio indutor de desenvolvimento sustentável, a Secretaria de Gestão (SEGES) tem buscado promover, por meio de diferentes ações, o fortalecimento do sistema de Contratações Públicas Sustentáveis (CPS). A pauta está sob responsabilidade do Departamento de Normas e Sistemas de Logística (Delog), o qual tem buscado viabilizar variáveis de sustentabilidade em todas as etapas da contratação, bem como a construção e consolidação de um modelo justo de desenvolvimento sustentável que promova essa cultura institucional e que sirva de exemplo para a sociedade.​

 Acesse Cpsustentaveis e conheça mais.