Comunicado nº 1/2022 - Sistema PGC

Publicado em 14/01/2022 17h40 Atualizado em 20/01/2022 16h20

Plano de Contratações Anual - 2022 (em execução)

Com o objetivo de facilitar as adequações aos planos de contratações anual de 2022, e consultas aos planos dos exercícios anteriores, informamos que o sistema de Planejamento e Gerenciamento das Contratações (PGC) atual encontra-se disponível para os usuários, até que o novo Sistema Planejamento e Gerenciamento de Contratações seja disponibilizado. 

O sistema poderá ser acessado clicando no botão abaixo:

Acesse o PGC 2022

 

Plano de Contratações Anual - 2023 (em elaboração)

Para a elaboração do PCA - exercício de 2023, o novo sistema estará disponível a partir de segunda-feira, 17 de janeiro de 2022, para que os órgãos e entidades possam elaborar seus planos.  

Para isso, deverão seguir as seguintes orientações:  

Etapa 

Responsável 

Funcionalidade 

Disponibilização da funcionalidade 

  1. Gestão dos setores requisitantes 

Autoridade competente 

A autoridade competente deverá criar a seu critério, os setores requisitantes de sua UASG, e definir o orçamento total da UASG e distribuição entre os setores requisitantes 

Jan/2022 

  1. Criação do DFD 

Setores requisitantes e técnicos 

Os usuários requisitantes deverão criar seus documentos de formalização das demandas, submetê-los aos setores técnicos, quando couber e enviá-los ao setor de contratações.  

Jan/2022 

  1. Elaboração do plano 

Setor de Contratações 

O setor de contratações, realizará o agrupamento dos itens dos DFDs em processos de contratação, gerando o cronograma de execução do PCA, e submetê-lo a aprovação da autoridade competente. 

Abr/2022 

  1. Aprovação e divulgação do plano 

Autoridade competente 

A autoridade competente deverá analisar o plano anual elaborado pelo setor de contratações, proceder com sua aprovação. Após a aprovação, o plano será enviado automaticamente ao PNPC 

Abr/2022 

 O acesso ao PGC é feito por meio da Área de Trabalho do Compras.gov.br

 

Para que a transição entre sistemas possa ocorrer da melhor forma, o atual PGC NÃO permitirá a elaboração dos planos para o exercício 2023, o qual deverá ser iniciado diretamente no novo sistema, mediante a criação dos DFDs por parte das áreas requisitantes. 

Informa-se, ainda, que os perfis dos usuários requisitantes, setor técnico, setor de contratações e autoridade competente que utilizam atualmente o PGC serão automaticamente migrados para o novo sistema, não sendo necessária nenhuma alteração pelos cadastradores parciais ou locais no perfil desses usuários. 

 Em caso de dúvidas e sugestões entre em contato com nossa central de atendimento pelo endereço https://portaldeservicos.economia.gov.br/ ou telefone: 0800.978.9001