Notícias

CNPq e Ibict realizam lançamento do Lattes Data, repositório de dados de pesquisa

No dia 27 de junho, às 15h, será realizado o lançamento do repositório de pesquisa LattesData, uma parceria do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculados ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O LattesData busca reunir, armazenar e divulgar o conjunto de dados científicos de pesquisadores.
Publicado em 23/06/2022 12h06

No dia 27 de junho, às 15h, será realizado o lançamento do repositório de pesquisa LattesData, uma parceria do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O evento tem transmissão ao vivo pelo canal do CNPq no Youtube

O LattesData busca reunir, armazenar e divulgar o conjunto de dados científicos de pesquisadores. A iniciativa é uma expansão da Plataforma Lattes com o objetivo de armazenar e permitir acesso aos dados oriundos dos projetos fomentados pelo CNPq, permitindo compartilhamento e reuso pela comunidade científica e acompanhamento pela sociedade, além de múltiplas oportunidades de inovação.

O lançamento vai contar com a participação de Evaldo Vilela, presidente do CNPq, Maria Zaira Turchi, diretora de cooperação institucional do CNPq,  Lelio Fellows,coordenador-geral de cooperação internacional do CNPq, Cecilia Leite, diretora do Ibict, Bianca Amaro, coordenadora-geral de Pesquisa e Manutenção de Produtos Consolidados do Ibict, Washington Segundo,  coordenador da Área de Tratamento, Análise e Disseminação da Informação Científica do Ibict, Rene Faustino Gabriel Junior, professor da UFRGS e  Paulo Henrique Santana, pesquisador do CNPq. 

O LattesData se insere no âmbito das ações de Ciência Aberta, que propõe acesso livre e gratuito à informação científica e aos dados de pesquisa, com maior transparência nos métodos científicos, e intensificação dos mecanismos de colaboração na ciência e da participação cidadã, desenvolvimentos que estão de acordo com princípios do Governo Aberto, tais como transparência, accountability, participação cidadã, tecnologia e inovação aberta.

Para assistir ao evento, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=qO_Q9TaB0CE