Notícias

Prêmio Mercosul: conheça os vencedores

Publicado em 16/12/2020 00h09

Em 24 de novembro de 2020, foi realizada por videoconferência a última reunião da comissão julgadora do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia, que indicou os vencedores da edição 2020. O Prêmio, organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), é uma inciativa da Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia do Mercosul (RECyT) e dos organismos de ciência e tecnologia dos países membros e associados do bloco: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.

O Prêmio é dividido em cinco categorias: Iniciação Científica, Estudante Universitário, Jovem Pesquisador, Pesquisador Sênior, e Integração. O tema escolhido para todas as categorias foi "Inteligência Artificial", em que poderiam ser abordadas, direta ou indiretamente, as seguintes linhas: inteligência artificial e internet das coisas; inteligência artificial e ambiente rural; inteligência artificial e saúde; inteligência artificial e cidades; inteligência artificial e indústria; e ética e inteligência artificial.

Na categoria Iniciação Científica, o vencedor é Thiago Kasper de Souza, com menção honrosa para Gabriela Ferreira de Mesquita. Na categoria Estudante Universitário foi indicado João Antônio Lorençone e como menção honrosa David Robledo Di Martini. Na Categoria Jovem Pesquisador, o contemplado foi Enzo Ferrante, com menção honrosa para Lucas Prado Osco. Na Categoria Pesquisador Sênior foi indicada como vencedora Letícia de Oliveira e menção honrosa para Paula Cristina dos Santos. Na categoria Integração a vencedora é Camila Niño Sandoval, com menção honrosa para Lubienska Cristina Lucas Jaquiê Ribeiro.

O Prêmio

O Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia tem como objetivo reconhecer e premiar os melhores trabalhos de estudantes, jovens pesquisadores e equipes de pesquisa que representem potencial contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico dos países membros e associados; incentivar a realização de pesquisa científica e tecnológica, e a inovação no bloco, e contribuir para o processo de integração regional entre os países membros e associados, mediante incremento na difusão das realizações e dos avanços no campo do desenvolvimento científico e tecnológico do Mercosul.

Mais informações sobre o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia - edição 2020, poderão ser obtidas nos sites: www.premiomercosul.cnpq.br e www.recyt.mercosur.int, e por e-mail: premios@cnpq.br.