Notícias

CNPq e Fundação de Portugal anunciam assinatura de Acordo de Cooperação Internacional para evolução da Plataforma Lattes

Com a parceria estabelecida cria-se grande possibilidade de rápidos avanços na adequação da Plataforma Lattes à tendência de instrumentos curriculares com mecanismos de autopopulação e interfaces de usuário mais amigáveis
Publicado em 05/11/2021 13h08 Atualizado em 05/11/2021 15h25

Na próxima quinta-feira (11/11) às 10h00, com transmissão pelo Youtube, será anunciada a assinatura do Acordo de Cooperação Internacional celebrado entre o CNPq e a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) da Fundação para a Ciência e a Tecnologia de Portugal (FCT), tendo como objetivo compartilhar conhecimento gerado na implementação de plataforma de currículos em Portugal (CIENCIA VITAE), que originalmente se baseou em código fonte da Plataforma Lattes. 

Com a parceria estabelecida cria-se grande possibilidade de rápidos avanços na adequação da Plataforma Lattes à tendência de instrumentos curriculares com mecanismos de autopopulação e interfaces de usuário mais amigáveis. Além disto, a possibilidade de construção de instrumentos de captação de informação curricular de pesquisadores comum entre Brasil e Portugal abre caminho para estabelecimento de projeto de aplicação deste instrumento aos países de língua portuguesa. 

O instrumento de captação de informações curriculares CIÊNCIAVITAE é compatível com o instrumento curricular DeGóis que, por sua vez, é derivado do Currículo Lattes. Preliminarmente serão realizados estudos de compatibilidade para decidir se a integração ou absorção dos instrumentos tem boa possibilidade de sucesso em sua primeira fase, de modo a permitir a continuação da cooperação com vistas à completa integração das Plataformas.

O evento contará com a participação do Presidente do CNPq, Evaldo Vilela, e da Presidente da FCT, Helena Pereira. Participam ainda pelo CNPq: a Diretora de Cooperação Institucional, Zaira Turchi, o Diretor de Gestão e Tecnologia da Informação, Thales Marçal, e o Coordenador-Geral Substituto de Tecnologia da Informação, Geraldo Sorte. Pela FCT: João Moreira, Diretor da Área do Conhecimento Científico, e Cátia Laranjeiras, Gestora do Projeto PTCRIS.

Plataforma Lattes

Plataforma Lattes representa a experiência do CNPq na integração de bases de dados de Currículos, de Grupos de pesquisa e de Instituições em um único Sistema de Informações. Sua dimensão atual se estende não só às ações de planejamento, gestão e operacionalização do fomento do CNPq, mas também de outras agências de fomento federais e estaduais, das fundações estaduais de apoio à ciência e tecnologia, das instituições de ensino superior e dos institutos de pesquisa. Além disso, se tornou estratégica não só para as atividades de planejamento e gestão, mas também para a formulação das políticas do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), e de outros órgãos governamentais da área de ciência, tecnologia e inovação.

Plataforma CIÊNCIAVITAE

Para substituir a plataforma DeGóis, a Fundação para a Ciência e Tecnologia criou uma nova plataforma, a CIÊNCIAVITAE que se assume enquanto elemento central no ecossistema de gestão da informação sobre a atividade científica e tecnológica bem como uma ferramenta de suporte à modernização dos processos administrativos suportados por um CV. Enquadrado no conceito da cidadania científica (Ciência ID), o CIÊNCIAVITAE surge enquanto espaço privilegiado de relação entre o cidadão e a ciência, refletida no formato de repositório integrado e personalizado do percurso na ciência. Agrega em um único sítio a informação atualmente dispersa em múltiplas plataformas, de forma simples, harmonizada e estruturada, respeitando as especificidades das áreas científicas e consagrando os princípios da liberdade e da responsabilidade na gestão e na apresentação do currículo. A plataforma utiliza mecanismos de importação e preenchimento automático dos dados curriculares, assegurando o princípio de reutilização da informação (introduzir uma vez, reutilizar múltiplas), em direta articulação com o Ciência ID. O desenvolvimento da plataforma respeita as melhores práticas e os normativos internacionais, sendo integrável com vários sistemas e identificadores nacionais e internacionais.

Serviço:

Data: 11/11/2021

Horário: 10h00

Transmissão: https://youtu.be/RGdcueK8an0