Notícias

Aniversário

Dia 10 de outubro: programação virtual em comemoração aos 65 anos da CNEN

Publicado em 06/10/2021 15h32 Atualizado em 10/10/2021 07h09

No próximo domingo (10/10), a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) completa 65 anos. Ao longo destas décadas, a instituição foi marcada por uma trajetória de relevantes conquistas e pelo empenho na busca do desenvolvimento seguro e pacífico das aplicações da energia nuclear em benefício da sociedade brasileira. Para comemorar a data e mostrar um pouco desta história, a CNEN irá realizar eventos virtuais dentro da programação do Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações, promovido pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações (MCTI), órgão ao qual está vinculada. A programação será veiculada pelo canal do YouTube do MCTI, com três diferentes transmissões, que ocorrerão nos horários de 10, 14 e 16 horas.

A primeira transmissão, às 10 horas, traz um conteúdo relativo à importância da instituição para o desenvolvimento do setor nuclear Brasileiro. A abordagem do tema será realizada pelo presidente da CNEN, Paulo Roberto Pertusi, e pelos três diretores da instituição: Madison Coelho de Almeida (Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento – DPD), Ricardo Fraga Guterres (Diretoria de Radioproteção e Segurança Nuclear – DRS) e Rogério Felipe Lins Barbosa (Diretoria de Gestão Institucional – DGI).

A segunda transmissão, às 14 horas, aborda as aplicações da energia nuclear no dia a dia dos brasileiros. No encontro estão presentes o titular da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD) da CNEN, Madison Coelho de Almeida, e pesquisadores de unidades da Comissão:  Nélida Lucia Del Mastro (do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – IPEN/CNEN, Paulo Augusto Berquó De Sampaio (do Instituto de Engenharia Nuclear - IEN/CNEN) e Elvis Joacir França – (do Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste - CRCN-NE/CNEN).

Encerra a programação, às 16 horas, o encontro virtual que trata da segurança das aplicações da energia nuclear no Brasil. O tema ficou a cargo do titular da Diretoria de Radioproteção e Segurança Nuclear (DRS) da CNEN, Ricardo Fraga Guterres, e de dois integrantes da DRS: - Alessandro Facure (responsável pela Coordenação-Geral de Instalações Médicas e Industriais - CGMI) e Jefferson Borges Araújo (responsável pela Coordenação-Geral de Reatores e Ciclo do Combustível – CGRC).

 

CNEN – 65 anos – Mês Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovações

Data: 10 de outubro

Horários das transmissões: 10, 14 e 16 horas

Link de acesso: YouTube do MCTI - https://www.youtube.com/mcti/live