Notícias

Aniversário

Central de Conteúdo do site da CNEN disponibiliza gravações dos três eventos virtuais transmitidos no dia 10 de outubro em comemoração aos 65 anos da instituição

Publicado em 10/10/2021 18h14 Atualizado em 10/10/2021 18h16

No último domingo (10/10), a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) completou 65 anos. Os três vídeos da comemoração virtual da data estão disponíveis na Central de Conteúdo do site da CNEN. As apresentações gravadas abordam como, ao longo destas mais de seis décadas, a instituição foi marcada por uma trajetória de relevantes conquistas e pelo empenho na busca do desenvolvimento seguro e pacífico das aplicações da energia nuclear em benefício da sociedade brasileira. Os três eventos virtuais, além de celebrarem o aniversário da Comissão, integraram a programação do Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações (MNCTI), promovido pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações (MCTI), órgão ao qual a CNEN está vinculada.

A primeira transmissão, às 10 horas, trouxe um conteúdo relativo à importância da instituição para o desenvolvimento do setor nuclear Brasileiro. A abordagem do tema foi realizada pelo presidente da CNEN, Paulo Roberto Pertusi, e pelos três diretores da instituição: Madison Coelho de Almeida (Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento – DPD), Ricardo Fraga Guterres (Diretoria de Radioproteção e Segurança Nuclear – DRS) e Rogério Felipe Lins Barbosa (Diretoria de Gestão Institucional – DGI). Para assistir, clique aqui.

A segunda transmissão, às 14 horas, abordou as aplicações da energia nuclear no dia a dia dos brasileiros. No encontro estiveram presentes o titular da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD) da CNEN, Madison Coelho de Almeida, e pesquisadores de unidades da Comissão:  Nélida Lucia Del Mastro (do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – IPEN/CNEN), Paulo Augusto Berquó De Sampaio (do Instituto de Engenharia Nuclear - IEN/CNEN) e Elvis Joacir França – (do Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste - CRCN-NE/CNEN). Para assistir, clique aqui.

Encerrou a programação, às 16 horas, o encontro virtual que tratou da segurança das aplicações da energia nuclear no Brasil. O tema ficou a cargo do titular da Diretoria de Radioproteção e Segurança Nuclear (DRS) da CNEN, Ricardo Fraga Guterres, e de dois integrantes da DRS: - Alessandro Facure (responsável pela Coordenação-Geral de Instalações Médicas e Industriais - CGMI) e Jefferson Borges Araújo (responsável pela Coordenação-Geral de Reatores e Ciclo do Combustível – CGRC). Para assistir, clique aqui.