Departamento de Gestão da Informação atua na execução de ações relacionadas ao Plano de Transformação Digital

Publicado em 12/02/2021 15h13 Atualizado em 18/02/2021 12h51

O Departamento de Gestão da Informação da SAGI vem atuando, ao longo de 2020, na execução de ações relacionadas ao Plano de Transformação Digital, coordenado pelo Ministério da Economia.

O Plano de Transformação Digital é um instrumento de planejamento para a consecução dos objetivos da Estratégia de Governo Digital do Governo Federal, instituída por meio do Decreto Nº 10.332, de 28 de abril de 2020.

A Estratégia de Governo Digital está organizada em princípios, objetivos e iniciativas que nortearão a transformação do governo por meio do uso de tecnologias digitais, com a promoção da efetividade das políticas e da qualidade dos serviços públicos e com o objetivo final de reconquistar a confiança dos brasileiros.

O DGI tem atuado nas seguintes ações: login único, por meio do portal gov.br, trazendo maior segurança e permitindo que em um único acesso os operadores dos programas consigam navegar por diferentes ferramentas; apoio à implementação do protocolo digital no Ministério da Cidadania; desenvolvimento de solução web para a geração da Carteira do Idoso, atualmente em desenvolvimento, dentre outras.

Como resultado, espera-se facilitar o acesso do cidadão aos serviços de cidadania, ao disponibilizar os serviços de forma digital, evitando que o cidadão tenha que se deslocar para as unidades assistenciais, garantindo a ampliação do acesso.

Para acesso completo ao Decreto Nº 10.332/2020, clique aqui.