Notícias

Academia & Futebol

Portaria homologa 39 propostas do Programa Academia & Futebol

A lista contempla 35 instituições de ensino de 20 unidades da Federação. Avaliação final deve ser concluída até 10 de dezembro pela Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor
Publicado em 19/11/2020 08h16 Atualizado em 19/11/2020 08h17

Foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (18.11) a Portaria Nº 1, que homologa as inscrições referentes ao Edital do Programa Academia & Futebol. A lista contempla 39 propostas de 35 instituições de ensino em 20 unidades da Federação. 

A Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor (SNFDT) da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania pretende concluir a avaliação final das propostas até o dia 10 de dezembro.

Desenvolvido pela SNFDT, o Programa Academia & Futebol proporciona a prática do futebol, futsal e Beach Soccer a crianças e adolescentes e pessoas com deficiência e também apoia a produção e difusão da produção científica, com aporte de recursos para a realização de pesquisas, produção de artigos e livros, participação dos pesquisadores em congressos e a realização de cursos e eventos. 

O programa funciona a partir da instalação de centros de desenvolvimento do futebol em universidades e institutos federais. A iniciativa é custeada a partir de recursos próprios da SNFDT, além de prever espaço para parcerias interministeriais e verbas de emendas parlamentares. O objetivo é garantir aos brasileiros o acesso a prática do futebol e futsal, bem como fomentar a produção e a difusão de conhecimentos sobre a modalidade e suas derivações. 

O Programa Academia & Futebol é destinado a estudantes do ensino fundamental e médio; pesquisadores do campo do futebol e suas derivações e a profissionais interessados em atuar com futebol e suas derivações. 

Diretoria de Comunicação - Ministério da Cidadania