Notícias

Alto Rendimento

Secretário especial do Esporte recebe presidente e vice do Comitê Olímpico do Brasil

Em visita de cortesia, dirigentes do COB dão detalhes da Missão Europa, que reúne 100 atletas de alto rendimento em Portugal como preparação para os Jogos de Tóquio
Publicado em 02/09/2020 20h29
Foto: Francisco Medeiros/ Ministério da Cidadania

Foto: Francisco Medeiros/ Ministério da Cidadania

O secretário especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Marcelo Magalhães, recebeu nesta quarta-feira (02.09) o presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Paulo Wanderley, e o vice-presidente Marco La Porta. Os dirigentes do COB fizeram um relato do andamento da Missão Europa, projeto que possibilita aos atletas a retomada de treinamentos de alto nível visando aos Jogos Olímpicos de Tóquio 2021. Também participaram da reunião o secretário especial adjunto do Esporte, André Alves, o secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento, Bruno Souza, e o chefe de Gabinete da Secretaria Especial do Esporte, Diego Tonietti.

A Missão Europa começou em julho, em Portugal, com uma delegação de 112 pessoas, sendo 72 atletas de seis modalidades. Para o secretário Marcelo Magalhães, o projeto do COB é um dos indicativos do retorno do esporte em um período pós-pandemia. “É importante pensarmos em conjunto com o COB essa retomada esportiva. O esporte está se recuperando, e nós, do Governo Federal, estamos trabalhando para que isso aconteça da melhor forma possível, tanto para os atletas quanto para as confederações. A Missão Europa é uma iniciativa que representa muito bem essa retomada”, afirmou o secretário.

Paulo Wanderley destacou a parceria do COB com o Governo Federal no apoio ao esporte de alto rendimento: “Fazemos aqui uma visita de cortesia ao secretário, a primeira reunião de forma presencial, por conta da pandemia. O trabalho do COB e das confederações, junto a políticas públicas como o Bolsa Atleta, são uma garantia de tranquilidade aos atletas num momento tão difícil como o que estamos vivendo”.

Os dirigentes do COB informaram ao secretário que setembro será um mês importante na Missão Europa. Três novas modalidades vão desembarcar em Portugal nas próximas semanas: canoagem slalom, ciclismo BMX e esgrima. Considerando ainda outros esportes que já estão distribuídos pelas cinco bases do Time Brasil no país – Rio Maior, Cascais (vela), Coimbra (judô), Sangalhos (ginástica artística e rítmica) e Vila Nova de Gaia (tênis de mesa) –, 100 atletas treinarão na Europa em setembro.

O mês ainda reserva uma série de competições em solo europeu. Em muitos países, exige-se um período mínimo de permanência no continente antes de embarcar e, nesse sentido, o período em Portugal tem sido fundamental para o planejamento dos atletas.

Diretoria de Comunicação – Ministério da Cidadania