Notícias

Gestão esportiva

Ensinos do futebol e do futsal são debatidos em mais um webinar da Secretaria de Futebol

Palestra virtual foi a terceira promovida pelo Ministério da Cidadania na série Políticas públicas para o Futebol
Publicado em 23/06/2020 18h19 Atualizado em 23/06/2020 18h24
27052020_webinar_capa.jpeg

Para debater o tema “O Ensino do Futebol e do Futsal”, a Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor (SNFDT), realizou, nesta terça-feira (23.06), mais uma edição do webinar da série Políticas Públicas para o Futebol. 

Participaram do encontro virtual, como palestrantes, o secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor do Ministério da Cidadania, Ronaldo Lima; os professores-doutores Israel Teoldo, da Universidade Federal de Viçosa (UFV); João Claudio, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Leandro Rechenchosky, Universidade Estadual de Maringá (UEM); e o técnico da Seleção Brasileira feminina de futsal, Wilson Sabóia. 

 

O Webinar reuniu cerca de 160 participantes e, ao fim, Ronaldo Lima ressaltou a importância do debate para o fortalecimento do setor. “Essa série de webinars de Políticas Públicas para o Futebol tem sido extremamente satisfatória para nossos anseios, até pela ótima participação. Hoje foram quase 200 participantes e isso demonstra que há interesse, que os temas são relevantes e que sempre são trazidos ao público de uma forma  profissional, como hoje, com os quatro debatedores, e também nas duas edições anteriores”, pontuou o secretário. 

“Isso nos dá a certeza de que as próximas também serão um sucesso. É o momento oportuno para se discutir o futebol como um todo, tanto o masculino quanto o feminino, o futsal e o beach soccer, todas as nuances do futebol. Os participantes estão colocando bem suas realidades e estamos procurando soluções pautadas nas necessidades e naquilo que entendemos que esteja faltando para dar qualidade e corpo aos treinamentos, aos clubes e às federações. Isso só pode ser feito com a gente ouvindo e discutindo essas pautas. Acho que estamos tendo excelentes resultados”, continuou Ronaldo Lima. 

No total, a série de webinars da SNFDT terá 10 mesas temáticas. A iniciativa reúne 32 especialistas de 26 instituições de ensino superior, de todas as regiões do Brasil. Todos são coordenadores do Programa Academia & Futebol ou vencedores do primeiro Prêmio Brasil de Teses e Dissertações sobre Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, promovido em 2019 pela SNFDT. A série foi aberta há duas semanas, com o tema Futebol de Mulheres, e, na semana passada, os participantes debateram Formação Humana e de Futebolistas. 

As Webinares da série Políticas públicas para o Futebol são abertas ao público, que pode interagir com os palestrantes e fazer perguntas e comentários. A SNFDT emite certificado para os participantes em todas as palestras. A próxima Webinar será em 30 de junho, a partir das 14h, e o tema será Futebol e Futsal nos Projetos Sociais. 

As inscrições podem ser feitas aqui. Quem tiver dúvidas pode enviar e-mail para snfdt@cidadania.gov.br

Ascom - Ministério da Cidadania