Notícias

Nota Comemorativa

Dia Nacional do Futebol

Publicado em 19/07/2021 10h52
Foto: Danilo Borges/ Rede do Esporte

Foto: Danilo Borges/ Rede do Esporte

A Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor celebra nesta segunda-feira (19.07) o Dia Nacional do Futebol. A data comemorativa foi criada em 1976 pela Confederação Brasileira do Desporto, hoje, Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O futebol chegou ao Brasil no final do século XIX, através de Charles Miller, um jovem filho de ingleses. Ao longo do tempo, o esporte ganhou a preferência dos brasileiros e nos tornamos “o país do futebol”. A torcida pelo time do coração ou pela seleção brasileira é manifestada com a mistura de sentimentos de alegria, tristeza, tensão e angústia durante os jogos.

Temos a seleção que mais vezes levantou a Copa do Mundo (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002) e a única que participou de todas as edições do Mundial. Foi aqui que nasceu o “Rei do Futebol”, Pelé, e a magia do “jogo bonito” nos pés de nomes como Garrincha. E décadas depois, veio a coroação da "Rainha" Marta, eleita seis vezes a melhor do mundo. Agora, os olhos dos torcedores estão voltados para Tóquio, onde o Brasil tenta a sua segunda medalha de ouro entre os homens e a primeira entre as mulheres. 

Mas o futebol é mais do que um esporte, é uma paixão nacional, e em um momento como esse, em que as determinações sanitárias impõem o distanciamento social, a união permanece viva dentro de cada um de nós. Por isso, temos mais um motivo para torcer pelo time de coração, pela seleção e pelo retorno da torcida aos estádios.

Celebramos e comemoramos assim o Dia Nacional do Futebol.

Diretoria de Comunicação – Ministério da Cidadania